A Ford é a mais recente companhia a adotar o headset de realidade aumentada HoloLens, da Microsoft, para fins de desenvolvimento. A empresa passou a usar a tecnologia em seus estúdios de design para facilitar a visualização de mudanças aerodinâmicas aplicadas a veículos já existentes ou mesmo na concepção de novos possantes.
Se tradicionalmente as alterações pensaras para a parte externa de um veículo são criadas em modelos de argila para se tornarem visíveis, o uso de gadgets como o HoloLens torna o processo extremamente mais visual, simples e preciso.
“Com os HoloLens, os designers da Ford combinam hologramas digitais em 3D tanto com modelos em argila quanto com a produção física de veículos”, revela a Microsoft. “Isso permite a eles realizar experimentações muito mais rapidamente sem ter que construir fisicamente em argila cada protótipo de design, o que pode limitar a criatividade graças aos seus passos mais lognos.”
Essa mistura de passado e futuro confere mais liberdade de experimentação, agilidade e flexibilidade aos processos criativos dentro da montadora. “É incrível que nós possamos combinar o velho e o novo — modelos de argila e hologramas — de um jeito em que ambos poupam tempo e permitem aos designers experimentar e repetir rapidamente para inventar veículos ainda mais elegantes e inteligentes”, celebra o vice-presidente de design da Ford Moray Callum.
Categorias