O Facebook pode anunciar ainda neste ano um novo dispositivo de realidade virtual pela Oculus, companhia de propriedade da rede social e que é pioneira no ramo. Segundo um informe do Bloomberg, o possível headset da empresa de Mark Zuckerberg traria como grandes diferenciais ser sem fio e custar US$ 200. As peças começariam a ser vendidas em 2018, afirma a reportagem.
A intenção do Facebook é oferecer uma alternativa mais barata e de qualidade para ajudar a popularizar os gadgets de realidade virtual. Se realizar tal empreitada, a rede social será capaz de oferecer um produto ainda melhor do que os atuais dispositivos do gênero, pois ele custaria menos do que os seus principais concorrentes e seria mais funcional do que as opções mais baratas.
Atualmente, os dispositivos mais baratos são os suportes estilo Gear VR (US$ 130) ou então aparelhos completos, como o HTC Vive (US$ 800) e o próprio Oculus Rift (US$ 600). Contudo, em ambos os casos, os atuais headsets dependem de um dispositivo extra para funcionar, seja um smartphone ou um PC. A aposta do Facebook viria para ocupar um espaço ainda vazio nesse setor: o de dispositivos que funcionam de forma independente.
O headset tratado internamente pelo codinome Pacific seria não apenas mais barato e funcional do que os seus concorrentes: ele também seria mais leve. Ainda segundo a reportagem, a companhia pretende direcionar o seu futuro headset para setores como entretenimento, navegação e jogos, ramos já visados pelos produtos atuais da Oculus.
O mercado se movimenta
Apesar de ter ares de “um passo adiante” em relação à concorrência, a Bloomberg destaca que o Facebook não está só nesta empreitada. Isso porque as rivais Samsung e HTC também já planejam lançar modelos sem fio e independentes de seus dispositivos de realidade virtual. Resta saber qual delas será a primeira a oferecer de fato isso aos consumidores.
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