Não foram poucas as críticas sofridas pelo Snapdragon 810, o mais recente e potente System-on-a-Chip (Soc) mobile da Qualcomm. Há alguns meses, circula pela indústria a informação de que o processador superaquece com a velocidade dos clocks, causando um aumento anormal de temperatura durante o uso.
Com o Snapdragon 820, que ainda será lançado comercialmente, a ideia é que essa falha seja deixada para trás. Porém, a situação pode se repetir: de acordo com um perfil do Twitter, o novo SoC também superaquece, exatamente da mesma forma que o antecessor.
Na postagem de Ricciolo, que costuma realizar vazamentos e fornecer dicas preciosas aos seguidores, ele afirma que "o Snapdragon 810 e seu sucessor NÃO são diferentes em termos de PROBLEMAS COM CALOR".
SD810 and his successor are NOT so different in terms of HEAT ISSUES..you have to WAIT for the 830 (P. Q3-16).to "partially" solve this.. :(
— Ricciolo (@Ricciolo1) 17 julho 2015
A solução? Além de comprar um dispositivo com outro chipset, claro, seria esperar somente por um eventual Snapdragon 830, que resolveria apenas parcialmente a solução. Entretanto, não se sabe até que ponto a informação do sujeito é verdadeira.
Até agora, sabe-se que o Snapdragon 820 utiliza quatro núcleos Kryo com uma velocidade abaixo do esperado, possivelmente para não apresentar o superaquecimento. Aliás, vale lembrar que o problema em si pode nem é só o aumento de temperatura, mas a queda de desempenho que isso acarreta — o chamado throttling.
Para entender o problema do superaquecimento, é preciso fazer uma recapitulação: a Samsung afirmou que ele acontecia, ao contrário da LG e da própria Qualcomm, baseada em benchmarks. Porém, Sony e Xiaomi teriam sido bastante prejudicadas pela situação.
Fontes
Categorias