Edward Snowden, o ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos que denunciou o esquema de espionagem do orgão, revelou que o os funcionários da NSA compartilham entre si, frequentemente, fotos de pessoas nuas que são descobertas nas varreduras de dados em massa que são realizadas.
A revelação ocorreu em um vídeo publicado no site do The Guardian nesta última quinta-feira (17). “No cotidiano do trabalho, os analistas encontram algumas coisas sem relação com o serviço. Um exemplo são as fotos de pessoas nuas em uma situação comprometedora sexualmente”, afirmou o ex-analista durante a entrevista.
A culpa é da imaturidade dos funcionários
Snowden também disse que quando os profissionais encontram esse tipo de material, eles compartilham com os colegas do trabalho: “Todos ficam muitos ansiosos para deixarem os outros (funcionários) verem.
Além disso, segundo o ex-analista essas falhas de apuração não sofrem nenhum tipo de auditoria ou denuncia, já que o sistema da NSA é fraco. No entanto, ele defende o ex-colegas ao afirmar que eles são contratados com uma média de 18 a 22 anos de idade para um emprego de “extrema responsabilidade”, na qual passam a ter acesso a todos os registros particulares.
Em outra parte da entrevista, Snowden contou como está a sua vida atualmente, afirmando que não deseja retornar aos Estados Unidos pela impossibilidade de um julgamento justo, mas ele afirma que está em paz com as suas decisões.
Fontes
Categorias