Muitos não sabem, mas dentro do Microsoft Office são disponibilizados diversos modelos de documentos que podem ser utilizados em várias situações. Estes modelos podem ser úteis especialmente quando você precisa utilizar determinado tipo de documento várias vezes, economizando, assim, tempo que seria perdido com formatação.
Estes modelos variam em sua natureza de um programa para outro, por exemplo, no Word eles estão mais relacionados a documentos, no Access a tipos de bancos de dados, para o PowerPoint são referentes à apresentações enquanto que no Excel vão desde planilhas de controles a alguns joguinhos simples.
Alguns destes já estão disponíveis com o programa e outros podem ser encontrados no site da Microsoft para download, porém, cabe lembrar que para isto é necessário ter uma versão original do Microsoft Office.
Dentre os já instalados, podem ser encontrados exemplos prontos para cartas, boletins informativos, cartões de visita, folhetos, memorandos, panfletos, pautas, relatórios, folhas de ponto, entre muitos outros. Para acessar estes documentos é fácil, basta utilizar a tecla do Office e selecionar “Novo”.
Uma janela de opções será aberta e dentro dela podem ser encontradas as categorias (à esquerda) e nelas os modelos disponíveis, como no exemplo abaixo.
Embora a figura no exemplo esteja utilizando o Word, o procedimento é o mesmo para todos os programas do Office.
Você também pode salvar um documento seu como modelo. Isto pode ser feito de várias maneiras e varia de um para outro, entretanto uma maneira comum a todos os programas do Office é, após aberto o arquivo que servirá para modelo, acessando o botão do Office, então “salvar como” e nesta guia, selecionando em tipo “modelo do ‘programa escolhido’”, como na figura abaixo.
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