Placa Sabertooth P67 da ASUS (Fonte da imagem: Tech Report)
A placa-mãe é, certamente, um dos componentes mais importantes do computador e também um dos que menos trazem novidades em termos de design. Isso era uma verdade até a ASUS lançar a Sabertooth P67 (Dentes de Sabre P67), que apresenta uma “armadura” inspirada no preto e verde militar, sem apelar para a camuflagem.
Chamada de “Thermal Armor”, a skin de plástico promete ajudar no resfriamento dos componentes em determinadas circunstâncias, melhorando o desempenho geral durante o uso. A cobertura permite canalizar o fluxo de ar pela placa, aumentando a circulação inclusive para os componentes mais periféricos.
A "Thermal Armor" da Sabertooth traz um estilo distinto para as placas-mãe, porém sem perder em qualidade dos componentes. Além disso, ela não atrapalha a manutenção, uma vez que permite acesso a todas as portas e sockets sem grandes problemas.
Para provar que acredita em sua nova placa, a ASUS ainda traz cinco anos de garantia do produto, algo inédito para este tipo de equipamento. O modelo P67 foi construído para trabalhar com os processadores Sandy Bridge e deve agradar aos entusiastas que adoram novidades, especialmente em se tratando de componentes do computador.
Especificações
- CPU e soquete:Intel 1155 com suporte à segunda geração dos processadores Sandy Bridge (Intel Core i3, i5 e i7);
- Chipset: Intel P67(B3) Express;
- Configurações de memória: 4 slots para até 32 GB (barramentos 1866/1800/1600/1333/1066);
- Slots adicionais: 2 PCIe 2.0x16, 3 PCIe 2.0x1, 1 PCI;
- Suporte a NVIDIA Quad GPU SLI e Quad CrossFire
- Portas e controladores: Intel P67(B3) (4 x SATA 3 Gb/s e 2 x SATA 6 Gb/s), Marvell PCIe (2 x SATA 6 Gb/s) e JMicron JMB362 (1 x Power eSata 3 Gb/s e 1 x External SATA 3 Gb/s);
- LAN: Intel 82579 Gigabit LAN- Dual Interconnect;
- Áudio: Realtek ALC892 8-Channel High Definition Audio CODEC;
- IEEE: VIA VT6308P;
- USB: 4 x 3.0 e 14 x 2.0;
- Dimensões: 30,5 cm x 24,4 cm;
- Para mais informações, acesse o site oficial da Asus.
[Atualizado]
Alguns sites internacionais, que já tiveram acesso às novas placas-mãe da Asus, afirmam que a armadura de proteção térmica pode não ser uma ideia tão boa. O TechReport analisou a Sabertooth e disse que a manta protetora não faz tanta diferença, sendo muito mais uma ótima jogada de marketing do que uma melhoria tecnológica.