Hoje um tema muito debatido e preocupante é a segurança. Seja na cidade ou no interior, se sentir seguro é privilégio de poucos. Com o avanço da informática e a forte presença dos computadores e Internet em nossas casas, estamos percebendo que somente grades, muros altos ou carros blindados não resolvem o problema. Sempre é possível acompanhar casos de violência que acontecem através da Internet, entretanto este é um ponto que infelizmente não possuímos controle.
Como a segurança na rede é um assunto amplo, cabe a você se proteger como pode com antivírus, filtros de conteúdo ou acompanhando os artigos do Baixaki sobre segurança virtual. Contudo, de nada adianta se proteger na web, mas trazer o inimigo no bolso. Exatamente, você sabe o que está escondido no seu pendrive? Hoje você vai conhecer alguns programas voltados especificamente para a segurança do dispositivo e, obviamente, a sua também e poder transformar seu pendrive em um detetive Sherlock Holmes e descobrir quem são os vilões da história.
Uma das funções de um detetive é encontrar suspeitos ou condenados por cometer algum crime. Os antivírus também possuem esta função, porém sua meta é detectar, analisar e excluir aqueles vírus que querem o sangue do seu computador. Felizmente, você pode contar com antivírus onde for, já que há versões para o seu pendrive.
Os escolhidos para serem os guarda-costas do seu computador são:
Avast! U3 Edition: A academia Avast! já é conceituada, assim sendo fique tranquilo, pois a versão móvel do protetor já herdou a profissão de detetive. Vale lembrar que esta versão funciona apenas em pendrives que usam a tecnologia U3 USB Flash Drive.
Panda USB and AutoRun Vaccine: Outra academia conceituada é a Panda. Com este aplicativo você vacina seu pendrive contra “Autoruns” e de quebra forma uma barreira contra vírus que querem entrar no dispositivo.
ClamWin: Correndo por fora, mas se destacando, este aplicativo pode ser considerado o recruta 1, pois além de ser implacável contra ameaças, se atualiza com novos bancos de dados de vírus automaticamente.
Às vezes é necessário acessar emails ou serviços pessoais que exigem senhas em lan houses ou computadores públicos. Isso pode ser considerado um risco, pois muitas vezes nossos dados ficam gravados nestas máquinas e podem ser acessados por qualquer pessoa. Detetive que se preze não deixa vestígios, veja os programas escolhidos para riscar do mapa os rastros da sua navegação.
Mil Free Internet Eraser: Quem usa o Internet Explorer ou o Firefox pode navegar tranquilo, porque este programa vai apagar todos seus passos, senhas ou logins.
FCleaner: Arquivos temporários, cookies ou históricos de navegação não são páreo para este aplicativo. Ele pega pesado na limpeza do seu computador e ajuda a remover suas pistas.
Comodo System Cleaner: Se apagar vestígios é sua missão, conte com este ótimo aliado e detone tudo o que possa o incriminar. Conte com mais um aplicativo da família Comodo e fique limpo.
Perder um pendrive é muito fácil e você já pensou se isso acontece com você? Todos seus arquivos estarão nas mãos de desconhecidos. Se um detetive de verdade não puder encontrá-lo, conte com os aplicativos que bloqueiam o acesso ao dispositivo e não mostram seus documentos nem sob tortura.
Safe House Explorer: Para guardar os arquivos a sete chaves, crie uma pasta e coloque-os lá dentro. Em seguida, crie uma senha forte e esconda seus segredos.
Eraser: Uma das técnicas de Eraser Portable consiste em sobrescrever os arquivos confidenciais diversas vezes antes de apagá-lo por completo, desta forma o arquivo perde sua característica original, protegendo dados confidenciais.
Tor Bundles: Este é um pacote de aplicativos para você navegar com segurança na Internet sem deixar ou fornecer seus dados. Para driblar sites que detectam suas informações e fornecer acesso total a qualquer página, Tor cria uma espécie de rede que embaralha os dados da sua conexão.
Ter cópias de provas é requisito básico para qualquer detetive, pois confiar muito em que nunca vai acontecer algo errado é perigoso. Já ouviu falar na Lei de Murphy? Portanto, leve sempre com você um programa para backup de arquivos.
Toucan: Fazer backup de arquivos deve ser um hábito, afinal nunca se sabe o que pode acontecer com seu computador. Com este aplicativo, além de copiar seus documentos, é possível criptografá-los.
DriverMax: Nem só de arquivos vive um detetive. Drivers são essenciais em qualquer ocasião. Sendo assim, faça cópias deles e não caia em armadilhas.
Microsoft USB Flash Drive: Com a Microsoft não se brinca e muito menos com seus produtos. Confie neste programa portátil para copiar seus arquivos, ou quem sabe, descobrir o segredo de Bill Gates.
Detetive bom é detetive armado, mas claro, armado de tecnologia (armas de fogo não). Quem não se lembra do James Bond e suas quinquilharias tecnológicas como os binóculos, relógio, celular e uma câmera digital sempre à mão escondida em algum lugar.
Desta forma, você pode levar um capturador de telas no pendrive e ter provas mais do que contundentes. Leve o ScreenHunter para suas missões e dê uma de 007 ou um 00X do pendrive.
Detetive ou não, o fato é que você não pode abrir mão da segurança onde estiver. É claro que ser paranóico com o assunto não leva a nada, porém ser cuidadoso não faz mal algum. Cuide do seu pendrive, afinal ele pode ser a porta de entrada para grandes problemas na sua máquina.