Um relatório sobre quanto tempo as pessoas gastam diariamente em frente às telas de dispositivos eletrônicos foi publicado por Mary Meeker, analista conhecida como a “Rainha da Internet” pelos gigantes da tecnologia. Smartphones, tablets, laptops, PCs e TVs foram os aparelhos levados em conta por Meeker. Indonésia e Itália são ambos os polos do estudo: mais de 500 minutos por dia são gastos pelo país do gigante arquipélago; pelas terras da nação europeia mencionada, pouco mais de 300 minutos são consumidos pelos cidadãos em frente a displays.
Foram entrevistada pessoas entre as idades de 16 e 44 anos por todos os 30 países inclusos na lista – a pesquisa foi conduzida pela KPCB, empresa responsável por dar forma a alguns dos mais populares serviços online existentes atualmente (tais como Twitter, Google, Amazon e Electronic Arts, por exemplo). O Brasil também foi um dos países abarcados pelo relatório. Confira a seguir os dados levantados por Meeker sobre as terras tupiniquins:
- 113 minutos são gastos em frente à TV diariamente
- 146 minutos são gastos em frente a Laptops e PCs diariamente
- 149 minutos são gastos em frente à tela de smartphones diariamente
- 66 minutos são gastos em frente à tela de tablets diariamente
Destacam-se como o público que mais assiste TV os cidadãos dos países Estados Unidos da América (147 minutos por dia) e Reino Unido (148 minutos por dia). Vietnã (69 minutos diários) e Tailândia (78 minutos diários) são os países que menos deleitam-se em frente a televisores. No Japão, somente 15 minutos são gastos em frente à tela de tablets; na Coreia do Sul, 14 minutos diários são gastos com aparelhos da mesma categoria.
A internet pelo mundo
Apresentados em conferência realizada nesta semana na Califórnia (EUA), dados acerca do uso da internet mundo afora também foram também publicados. Dentre os detalhes divulgados pela analista, destacam-se os seguintes:
- O crescimento anual do uso da web ficou abaixo de 10%
- O tráfego de dados trocados via mobiles, contudo, cresce cerca de 80% a cada ano
- Somente 30% dos usuários de plataformas móveis possuem smartphones
- Há ainda mais telespectadores de TV (5,5 milhões) que usuários de smartphones (5,2 milhões)
- A publicidade para mobiles ainda mostra-se incipiente e, portanto, pouco efetiva quando se considera o tempo gasto por usuários de tablets e smartphones
- 66% dos usuários de tablets navegam pela internet enquanto assistem a TV – 44% estão fazendo compras online
Os dados publicados por Mary Meeker, frutos de constatação feita pela KPCB (Kleiner Perkins Caufield & Byers), revelam quais são as plataformas preponderantes em cada um dos 30 países analisados. Estas informações são de grande valia a todo o setor relacionado a tecnologias para mobiles e serviços online. Interessante notar também o quão agressivo tem sido o mercado de dispositivos inteligentes mundo afora. Leia mais sobre o assunto por meio deste link; mais estimativas podem ser conferidas aqui.