Gráfico com índices arredondados veiculado pela consultoria Gartner. (Fonte da imagem: Reprodução/Olhar Digital)
Segundo levantamento realizado pela consultoria Gartner, a Samsung deteve 42,4% do mercado brasileiro de smartphones em 2012. O domínio da companhia sul-coreana é absoluto e chega a ser aproximadamente cinco vezes maior do que o desempenho de vendas da Apple — que atingiu 9,1% e ficou na terceira posição.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A segunda colocação ficou com a LG e os seus 13%. Em quarto, apareceu a Nokia, com 8,7%, sendo seguida pela Motorola, com 8,2%. Os 18,3% restantes são divididos entre outras empresas do setor.
Mudança de panorama
O mercado de smartphones no Brasil sofreu muitas mudanças nos últimos anos. Conforme informado pelo site Olhar Digital, que solicitou a pesquisa para a Gartner, a Nokia dominava as vendas no país em 2010, atingindo a marca de 47,3% de participação. Em 2011, essa taxa caiu para 32% e, como vimos acima, desabou para menos de 9% no ano passado.
Na contramão, a Samsung possuía apenas 9,6% do mercado há três anos, subindo para 17% no ano de 2011 e chegando à liderança em 2012 com seus mais de 42%. Outra empresa que apresentou grandes oscilações foi a LG: de 1,2% em 2010, a coreana passou para 7,2% no ano seguinte e passou os 13% no levantamento mais recente.
Diferente desse contexto, a Motorola quase não viu a sua fatia do bolo aumentar ou diminuir nesse mesmo período. Três anos atrás, a marca tinha 6,3% do mercado — taxa que caiu para 4,2% no ano de 2011 e voltou a crescer no ano passado, superando os 8%.
Contudo, a Apple foi a empresa que menos apresentou mudanças nas vendas do seu smartphone. Em 2010, o iPhone representava 7,1% do mercado, tendo esse índice aumentado para 10,2% e, na sequência, uma leve queda para cerca de 9%.
Fontes