Imagine transferir dados em USB com mais qualidade e com uma velocidade bem superior ao que você está acostumado. Saiba que isso já é possível, mas até que essa novidade chegue ao seu PC ainda pode demorar um bom tempo.
Trata-se do USB 3.0, novo formato apresentado nessa semana durante a CES 2010. Sua velocidade pode cruzar facilmente os 200 MB por segundo. Dessa forma, numa simulação, podemos imaginar que para encher um pen drive de 4GB, por exemplo, o usuário precisaria de apenas 20 segundos.
Seu formato é muito similar ao atual, mas o nome ainda pode mudar para SuperSpeed – Super Velocidade, em tradução direta. Outro problema para o a nova tecnologia é a falta de compatibilidade com as anteriores, o que tornaria a popularização um pouco mais lenta.
Embora ele se encaixe perfeitamente nas entradas USBs atuais, não há ganho algum de velocidade quando utilizado em uma entrada 2.0. Nem mesmo as placas-mãe da atualidade têm suporte à nova tecnologia e, por isso, seria preciso esperar toda uma nova geração até que o formato começasse a ser uma real referência. O custo do USB 3.0 também ainda é bem mais alto em relação ao formato anterior.