A Apple e a Samsung podem estar conversando para, finalmente, colocar um fim em todas as disputas judiciais em que ambas estão envolvidas – a já chamada “guerra de patentes”. O motivo é simples: como as disputas tem consumido muitos recursos sem ganhos efetivos, a melhor opção seria celebrar acordos extrajudiciais.
A informação foi divulgada pelo jornal The Korea Times. De acordo com a publicação, as duas empresas já conversam há anos de forma reservada – em alguns casos de forma voluntária e, em outros, obrigadas pela justiça – mas as disputas podem finalmente chegar ao fim depois que a Apple venceu a Samsung nos tribunais, mas recebeu uma indenização irrisória, considerando o valor que ela queria.
Mudança de estratégia da Apple
Um sinal de que isso realmente possa acontecer é o recente acordo celebrado entre a Apple e a Google para colocar fim à guerra de patentes entre as duas empresas. A briga havia começado pela Motorola, quando ela ainda não fazia parte da Google, alegando que a Apple havia infringido várias tecnologias para conexões 3G de sua propriedade.
O The Korea Times afirma ainda que a Apple não tem outro grande processo prontinho para sair do forno contra a Samsung, como a empresa fez imediatamente após a primeira guerra de patentes, em 2012. Outro detalhe importante é que o valor das patentes que a Apple possui ainda para colocar em disputa é menor, tornando menos provável a vitória da empresa.
Ambições irrealistas de Jobs
Ao jornal The Times, o especialista em propriedade intelectual Florian Mueller, do FOSS Patents, disse que espera ver um acordo entre as empresas até agosto. Mueller afirmou que a gestão atual da empresa busca uma estratégia de saída para salvar as “ambições termonucleares de Steve Jobs, que foram baseadas em uma avaliação totalmente irrealista da força do portfólio de patentes da Apple”.
O especialista disse também ao The Times que é provável que a Apple reconheça que não será capaz de alcançar todos os objetivos estratégicos por meio de processos judiciais neste momento, incluindo ganhar parte do mercado de dispositivos móveis ou ferir a reputação da Samsung. Se isso se concretizar, será uma grande mudança nas estratégias de ambas as empresas.
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