(Fonte da imagem: New England Magazine)
A Boston University (BU) foi à Justiça contra três das maiores empresas de tecnologia da atualidade, a Apple, a Amazon e a Samsung. Segundo a instituição, as três companhias violaram uma patente de um semicondutor que pertence a um de seus professores cujo direito foi conferido a ele em 1995.
Em um processo movido na corte distrital de Massachusetts, a BU acusa pede para que os produtos da Apple iPhone 5, iPad e MacBook Air tenham sua fabricação e venda “proibidos permanentemente”, além de reparo financeiro. Algo semelhante aconteceu com a Amazon: há dois meses, a BU entrou com um processo que visa banir os produtos Kindle Paperwhite e Kindle Fire.
Contra a Samsung, o problema envolve a violação de propriedade intelectual da BU relacionada a um LED específico — nesse caso, não foram nomeados os produtos que contém a especificação que viola a patente da universidade.
A patente da discórdia
Segundo o site Ars Technica, a patente #5.686.738 está registrada em nome de Theodore Moustakas, um professor da instituição, e expira em janeiro de 2015. Ela descreve “películas finas de nitreto de gálio monocristalino altamente isolantes” e este mesmo composto estaria sendo usado pela Apple em um semicondutor registrado pela Maçã como Patente 738.
O item patenteado pela BU estaria sendo usado nas telas dos produtos da Amazon já citados. Mais informações sobre seu uso em produtos da Samsung ainda não foram revelados.
Fontes
Categorias