Encerrado oficialmente pela Google em 2014, o Orkut foi o primeiro contato com redes sociais de muitos brasileiros. Embora não aceitasse mais novas contribuições, a empresa ainda mantinha no ar o banco de dados de comunidades do serviço, possibilitando que os mais nostálgicos visitassem páginas emblemáticas como “Queria sorvete, mas era feijão” e “Eu odeio acordar cedo”.
No entanto, até mesmo isso já tem data para acabar. Conforme a companhia anunciou na última sexta-feira (28 de abril), o adeus definitivo ao Orkut deve ocorrer em 15 de maio. A partir desse dia, os arquivos contendo as comunidades públicas da rede social vão ser descontinuados e eliminados dos bancos de dados da organização.
“Obrigado a todos que fizeram parte do Orkut, que criaram e alimentaram comunidades incríveis e deram início a tantas conversas”, afirma o Google em seu blog oficial. Após a data estipulada pela empresa, o site só deve continuar vivo através de capturas de tela e outros conteúdos relacionados a seu histórico — caso você queria guardar algo para seu arquivo pessoal, é bom entrar o quanto antes no Arquivo de Comunidades e aproveitar enquanto ele ainda está no ar.
Fontes
Categorias