Há pouco tempo, a Oi anunciou que entraria no mercado de IPTV. Isso significa que a operadora vai disponibilizar canais de televisão por assinatura por meio de protocolos de internet (é importante não confundir com Web TV, pois apesar de utilizar protocolo de internet, ela não o faz por streaming). E duas cidades já foram confirmadas para receber o serviço (mesmo sem data definida): Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Segundo a Reuters, há estudos para levar o conteúdo para mais 20 cidades – após a pesquisa de mercado e demanda que foi realizada pela empresa. Vale dizer que a instalação da estrutura necessária para levar a IPTV até os consumidores deve acompanhar melhorias no sistema de fibra óptica utilizada para o sinal de internet e telefonia.
A empresa também já anunciou algumas parcerias que serão vitais para o sucesso do sistema de IPTV. A fabricante para as centrais de recepção e reprodução dos conteúdos será a Alcatel-Lucent, que terá um sistema Mediaroom da Microsoft para controlar todos os materiais exibidos.
Fonte: Reuters (Carolina Marcondes)