Se você é dono de um iPad e estava se sentindo órfão pela ausência da suíte Office em seu aparelho, fique feliz pois que a espera terminou. Isso mesmo, a partir de agora você já pode baixar os principais aplicativos da suíte Office em seu tablet iPad. A compatibilidade é total com iPads mini, iPads Air e iPads a partir da segunda geração.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A edição e criação de arquivos só é permitida para os assinantes do Office 365, que custa 21 reais por mês. A versão gratuita permite apenas a leitura de documentos salvos no tablet ou na nuvem pelo OneDrive. Confira agora as primeiras impressões que tivemos dos apps Word, Excel e PowerPoint. Lembrando que usamos uma assinatura do serviço para acessar todas as funções.
Word
O Word para iPad surge como uma ótima ferramenta para quem precisa criar documentos no tablet. Apesar de não ser tão completo quanto a versão desktop, ele consegue oferecer os principais recursos para quem quer compor textos com agilidade — lembrando que o teclado virtual utilizado é o do próprio iOS, portanto a dificuldade para digitar no Word será a mesma de qualquer outro app.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Além de ser possível criar documentos a partir de páginas em branco, também há vários modelos de arquivos que podem ser utilizados para agilizar o processo de criação, o que pode ser bem interessante para quem precisa de dinamismo. Qualquer um deles permite rápidos ajustes, composição simples de textos e inserção de imagens, formas e tabelas.
Sendo facilmente conectado ao OneDrive, o Word para iPad também permite a edição colaborativa de documentos. Até mesmo as opções de revisão estão disponíveis no aplicativo. Certamente, trata-se de uma das ferramentas mais completas e precisas para quem precisa de dinamismo e facilidade na composição e edição de textos.
PowerPoint
Criar apresentações de slides nos iPads ficou muito mais fácil com a chegada do PowerPoint. O app conta com diversos modelos pré-definidos e permite a composições de documentos com muita rapidez. Outros modelos também podem ser importados por meio de apresentações importadas pelo OneDrive.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Para inserir informações aos slides, basta dar dois toques sobre cada caixa para compor ou colar os textos desejados. Inserir imagens e formas também é fácil, exigindo apenas que o usuário toque em “inserir” no menu superior e então escolha o que deseja adicionar.
Assim como no Word, os menus do PowerPoint também estão sempre visíveis, tornando bem simples a localização de todas as opções. A demonstração dos resultados pode ser feita por email ou pela própria tela do tablet, sendo facilmente configurada pelos próprios criadores dos projetos.
Excel
Sendo o app mais profissional da suíte, o Excel é também o mais complicado de ser utilizado no iPad. Por causa do grande número de funções e opções disponível, em vários momentos é difícil inserir as células desejadas, principalmente nos momentos em que estão sendo introduzidas fórmulas.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Para visualizações e edições dos arquivos, o Excel para iPad consegue desempenhar suas funções com bastante qualidade. Sendo assim, o app também acaba sendo uma boa alternativa para os consumidores que possuem iPads.
Fontes