Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA
Agora é oficial! A NVIDIA acaba de lançar sua nova placa de vídeo de alta performance para gamers, a mais poderosa apresentada até agora pela empresa. A GTX 590 chega para bater de frente com a Radeon HD 6990 da AMD, lançada há duas semanas, e apresenta características que certamente chamam a atenção dos entusiastas.
O lançamento contou inclusive com um vídeo de apresentação da nova placa, mostrando como ela funciona em um sistema completo. Dessa forma, os usuários podem conhecer todos os detalhes da temperatura e desempenho em relação a outros modelos da marca.
Confira a seguir todas as especificações técnicas oficiais da placa dupla, divulgadas ainda hoje:
- Memória: 3 GB GDDR5 (1,5 GB por GPU)
- GPU: dois processadores GF110
- Núcleos CUDA: 1,024
- Processadores de Fluxo: 2x512
- ROPs: 2x48
- Clock do núcleo: 607 MHz
- Clock das unidades gráficas (Shaders): 1214 MHz
- Clock da memória: 853 MHz GDDR5
- Largura da banda da memória: 2x384-bit
- Consumo: 365 W
- Três saídas DL-DVI
- Preço sugerido de 699 dólares
Opinião dos especialistas
Por não termos acesso direto ao produto, e visando atender às necessidades de nossos leitores, preparamos uma compilação com as principais opiniões da crítica internacional especializada. Notem que todos os avaliadores consideraram a placa como forte competidora da AMD Radeon 6990, embora ela não vença em muitos dos testes realizados.
AnandTech
Para a AnandTech, não há como analisar a GTX 590 da NVIDIA sem comparar seu desempenho com a Radeon 6990 da AMD, devido ao espaço diminuto de lançamento entre as duas. Para o site especializado, tanto a placa NVIDIA como AMD devem trazer o mesmo consumo de energia e apresentam preços competitivos.
HardOCP
A análise inicial da HardOCP também comenta sobre o preço competitivo da nova placa e destaca o silêncio, mesmo em um sistema com 2.200 componentes e o mais complexo GPU duplo da NVIDIA visto até hoje. A grande diferença em relação ao modelo anterior, no entanto, está na velocidade dos clocks, que estão mais lentos se comparado tanto com o modelo 580 quanto com o 570.
X-bit Labs
A X-bit Labs também realizou sua análise comparando a NVIDIA com a AMD, afirmando que nenhum delas pode se considerar superior à outra, uma vez que ganharam o mesmo número de testes e desempenharam performances semelhantes em outros. Entretanto, a GTX 590 parece ser preferível por contar com uma temperatura menor dos GPUs, ser mais silenciosa e ocupar menos espaço.
TechSpot
Na análise do TechSpot, comenta-se sobre os processadores GF110, os mesmos usados na GTX 580 (a placa de núcleo simples mais rápida disponível). Apesar disso, o modelo 590 teve redução nas frequências dos clocks gráficos e de memória, para manter a temperatura sob controle. Portanto, a GTX 590 não deve ser mais rápida do que duas placas 580, mas possui um preço mais interessante para os usuários.
PC Perspective
Sem dúvida, para a PC Perspective, a GTX 590 é a placa mais rápida da NVIDIA, competindo em pé de igualdade com a placa da AMD. Entretanto, ela não é capaz de “bater” a Radeon 6990 em testes de alta resolução (2560x1600). Se a NVIDIA fosse capaz de aumentar as velocidades de clock sem comprometer o consumo de energia, ela seria melhor, o que não é o caso.
Categorias