A NVIDIA está prestes a lançar sua nova placa de vídeo de desempenho intermediário (a GeForce GTX 960), mas é claro que alguns sites conseguiram acesso aos slides oficiais que deveriam permanecer em segredo.
O pessoal da VideoCardZ recebeu um documento, aparentemente por engano, e não perdeu tempo para publicar as informações. Para alegria de alguns, as especificações são bem generosas, sendo que a nova placa deve entregar o dobro do poder de uma GTX 750.
Entretanto, para quem esperava um produto mais robusto na faixa intermediária da mais recente linha de produtos da NVIDIA, pode ser que as especificações decepcionem um pouco, já que elas equivalem à metade daquelas que a fabricante oferece na GTX 980.
O processador aqui é o GM206, que traz 1.024 núcleos CUDA rodando com clock padrão de 1.127 MHz e que pode chegar até 1.178 MHz com boost automático. O poder computacional dessa belezinha deve ser de 2,3 TFLOPS. Achou pouco? Segundo os rumores, a NVIDIA garante que esta GPU pode funcionar até na frequência de 1,5 GHz sem problemas.
De acordo com os slides, as novas placas devem trazer apenas 2 GB de memória RAM do tipo GDDR5, com interface de 128 bits e taxa de transferência de 112 GB/s. O curioso é que, de acordo com Jen-Hsun (CEO da NVIDIA), o clock efetivo da memória é de 9,3 GHz! Veja mais detalhes na lista de especificações abaixo.
Especificações da NVIDIA GTX 960
- GPU: GM206 de 28 nm
- Núcleos CUDA: 1.024
- Clock base: 1.127 MHz
- Clock boost: 1.178 MHz
- Memória RAM: 2 GB
- Tipo da memória: GDDR5
- Interface da memória: 128-bit
- Clock da memória: 1.753 MHz
- Largura de banda: 112 GB/s
- TDP: 120 W
- DirectX: 12
- Energia: 1 x cabo de 6 pinos
- Conectores: 2 x DVI, 1 x HDMI 2.0, 1 x DisplayPort
Aparentemente, o objetivo com esta nova placa é oferecer equilíbrio entre desempenho e consumo de energia. O site VideoCardZ afirma que ela consome somente 120 watts e usa um conector de 6 pinos para alimentação, e, conforme a própria NVIDIA, esta placa é perfeita para jogos online (como os MOBAs), já que ela consome pouco e gera pouco ruído.
Como dá para perceber, as especificações não são exatamente absurdas, o que nos leva a crer que os dados oficiais devem ser muito parecidos. De qualquer forma, vale aguardar o anúncio oficial da NVIDIA, que deve acontecer nesta quinta-feira (22), momento em que a companhia vai revelar essas e outras informações importantes.
Fontes
Categorias