(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)
Embora o relacionamento entre a NVIDIA e Linus Torvalds não seja muito grande, a fabricante de GPUs está trabalhando em formas de aprimorar a compatibilidade de seus produtos com o Linux. Segundo a empresa, a intenção é permitir que o sistema operacional trabalhe com a tecnologia Optimus, responsável por diminuir a energia consumida por computadores portáteis.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A técnica inventada pela fabricante permite que um dispositivo alterne entre o uso de uma GPU integrada e uma placa de vídeo dedicada conforme a situação apresentada. Dessa forma, é possível prolongar o tempo de vida útil de uma bateria, especialmente quando são realizadas atividades pouco exigentes, como a digitação de textos ou a navegação pela internet.
Até o momento, não há indícios de quando o suporte à tecnologia Optimus deve chegar ao Linux. Porém, o anúncio feito pela NVIDIA é prova de que isso não deve demorar a acontecer, e pode indicar um aumento na frequência do lançamento de futuros drivers baseados no sistema operacional livre.
Fonte: PC World
Categorias