(Fonte da imagem: Folha.com)
Principal site de buscas chinês, o Baidu anunciou na última terça-feira (14 de fevereiro) a abertura de um escritório em São Paulo. O objetivo inicial da empresa é obter mais informações sobre o mercado brasileiro e latino-americano para só depois determinar a melhor estratégia para atuar na região.
“A ideia é disputar diretamente com o Google”, afirmou Wesley Barbossa, gerente de negócios para a América Latina da empresa. Em entrevista à Folha de São Paulo, ele afirmou que o primeiro escritório no Brasil deve contratar 20 funcionários dentro de seis meses. “Mas pode chegar a muito mais, dependendo da resposta do mercado”, declarou.
O primeiro produto com a marca Baidu a chegar ao país não será o sistema de buscas, mas sim subprodutos como uma enciclopédia semelhante ao Wikipedia. “O Baidu tem a filosofia de fornecer a resposta das perguntas. Os serviços paralelos são construídos para responder à busca”, diz Barbosa.
Com valor avaliado em US$ 45 bilhões, o Baidu tem a internacionalização como um de seus principais objetivos. Atualmente, o serviço domina aproximadamente 80% do tráfego de sites de busca na China, situação possibilitada pelas grandes restrições que o país impõe a serviços internacionais como o Google.
Categorias