A Avell é uma fabricante de notebooks de alto desempenho. Nós já testamos alguns produtos da empresa, como o Avell Fullrange G1743, um notebook premium voltado para o mercado gamer. A máquina oferece um desempenho muito bom, mas o seu valor também é alto.
Desta vez, nós testamos um modelo um pouco mais simples da Avell, mas que nem por isso deixa a desejar em termos de desempenho. O Avell Titanium B153 é da série profissional e traz um hardware na medida certa para as tarefas mais comuns do dia a dia.
Especificações
Aprovado
Design
A Avell é uma empresa que preza pelo design de seus produtos, e com o B153 isso não é diferente. Apesar de o seu visual ser relativamente simples, o desenho do equipamento se destaca em alguns pontos, como o teclado.
As teclas no estilo “chocolate” são todas independentes e possuem uma textura que proporciona mais firmeza na hora da digitação. O teclado é completo e já vem no padrão brasileiro.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
O aparelho conta com quatro portas USB nas suas laterais, sendo que duas delas são do padrão 3.0 e duas 2.0. Para completar, a máquina também oferece uma saída VGA e uma porta HDMI.
Para garantir a segurança, o B153 possui um leitor biométrico localizado próximo ao touchpad. Quem gosta de videochamadas poderá aproveitar a câmera de 1,3 megapixel que acompanha o notebook.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
GeForce GT 640M
Um dos grandes diferenciais do notebook Avell Titanium B153 é a sua GPU dedicada. O equipamento traz uma NVIDIA GeForce GT 640M com 1 GB de memória RAM exclusiva para ela, outra vantagem em relação a outros modelos de notebooks.
A GPU traz os mesmos recursos que os chips de última geração da NVIDIA, como o DirectX 11, o PhysX — que vai garantir efeitos especiais incríveis — e o CUDA, que pode acelerar substancialmente aplicações de edição de vídeo e imagens, entre outros.
F1 2012 (Fonte da imagem: Tecmundo)
Outra novidade do chip GT 640M é o Optimus. O que ele faz é equilibrar o desempenho e a economia de energia, otimizando o uso da GPU em momentos em que ela é necessária e desativando os seus recursos quando tarefas que exigem menos poder de processamento gráfico estão rodando.
Imagens com ótima definição
A tela do notebook é de 15,6 polegadas e possui uma resolução máxima de 1366x768 pixels. Apesar de não ser Full HD, a tela proporciona uma boa qualidade de imagem — em parte graças ao painel de LED, que ajuda a garantir mais brilho e contraste.
Personalização completa
Uma grande vantagem de comprar os notebooks da Avell é poder personalizar a máquina no momento da compra.
É possível escolher entre diversas cores e até mesmo ter o seu nome impresso na carcaça do notebook. Além disso, você pode ajustar o equipamento minuciosamente para caber no seu orçamento ou trocar algumas funções da máquina.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Não quer uma unidade óptica? Tudo bem, coloque outro HD no lugar, ou talvez um SSD para acelerar o sistema. Também é possível selecionar o modelo do processador, adicionar ou remover memória e escolher a versão do sistema operacional ou até mesmo adquirir uma máquina sem um sistema instalado.
Garantia estendida
A Avell oferece três anos de garantia — para peças e mão de obra — para quem comprar o B153.
Um equipamento como esse leva cerca de dois anos até começar a ficar defasado, portanto três anos de garantia são suficientes para que você possa aproveitar o seu notebook sem preocupação.
Reprovado
Touchpad
O touchpad que acompanha o B153 é um pouco diferente do tradicional. O modelo não possui uma área específica, destacada como os outros notebooks. O touchpad é uma região da carcaça do aparelho apenas pintada com uma textura especial.
Para piorar a situação, a precisão dos movimentos é muito ruim, já que a textura não favorece o “deslizar” dos dedos. Não é incomum você tentar mover o ponteiro do mouse e acabar clicando em alguma coisa sem querer.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Para completar, o CD que acompanha o notebook não possui os drivers corretos para a instalação do touchpad (no Windows 8), obrigando você a buscá-los na internet.
Testes de desempenho
O Titanium B153 pertence à linha profissional. Porém, o hardware do notebook é capaz de rodar alguns jogos. Nós colocamos diversos títulos para rodar com as configurações ajustadas para a qualidade média e a resolução nativa do notebook: 1366x768 pixels.
Veja qual foi o resultado obtido:
Em quadros por segundo. Quanto mais, melhor.
Além dos jogos, também executamos alguns benchmarks sintéticos para testar a capacidade do hardware.
Em pontos. quanto mais, melhor.
Em quadros por segundo. Quanto mais, melhor.
Em pontos. Quanto mais, melhor.
Contraste
Nós testamos o contraste com uma escala de cores. O ideal é que os retângulos mais à esquerda (mais escuros) continuem visíveis e os da direita não se “misturem” uns com os outros no final. A possibilidade de se diferenciar (ou não) com facilidade todos os elementos na escala de cores mostra a qualidade do monitor.
(Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)
Esse teste nos mostrou que a tela possui uma ótima taxa de contraste, sendo possível distinguir facilmente todas as cores umas das outras na tela. Isso se reflete em imagens com cores mais vivas e vídeos com maior qualidade visual.
Tempo de resposta
O tempo de resposta de um monitor é um dos efeitos que mais chama atenção, principalmente em jogos de ação, que trazem uma movimentação muito rápida na tela. Trata-se do tempo que o monitor precisa para trocar de uma imagem para outra. Se esse tempo for muito grande, a transição entre os quadros apresenta “fantasmas”, ou seja, parece se arrastar e não é fluente como deveria.
Um notebook que possui uma tela de LED e um hardware razoável não deve apresentar um resultado assim. Felizmente, o B153 mostrou-se muito eficiente, exibindo imagens rápidas muito bem.
Ângulo de visão
Para garantir uma boa qualidade de imagem, é preciso que a tela tenha um ângulo de visão relativamente grande. Caso contrário, um pequeno desvio para o lado pode impedir que as imagens sejam vistas com uma boa definição.
As cores mudam conforme o ângulo de visão. (Fonte da imagem: Tecmundo)
Aqui, temos duas situações. Enquanto na horizontal a tela mostra um ângulo de visão relativamente grande, na vertical basta um pequeno desvio para que as cores comecem a se distorcer.
Duração da bateria
Algo muito importante em um notebook é a duração da bateria. Apesar de ser difícil mensurar esse tipo de recurso — já que cada situação é diferente da outra —, nós executamos um teste simples, somente para que você possa ter uma ideia.
O teste consiste na reprodução de um vídeo em alta definição, até que a bateria se esgote completamente. Antes de iniciar o teste, a bateria é carregada completamente e o brilho da tela é configurado para 50%. A configuração de energia é ajustada para o modo equilibrado.
Durante os testes, o B153 aguentou pouco mais de três horas até que a sua bateria ficasse completamente esgotada.
Vale a pena?
Se levarmos em conta que muitos dos notebooks na faixa de preço de R$ 2.300 não trazem uma GPU independente, o equipamento da Avell se mostra uma ótima alternativa em termos de hardware.
A configuração do equipamento é bastante razoável, sendo adequada para a execução de aplicativos profissionais e edição de imagens.
Para nossa surpresa, o Titanium B153 foi capaz de oferecer uma média de quadros por segundo muito boa em quase todos os jogos testados, o que é uma boa notícia para quem pretende investir em um notebook para jogos, mas não quer gastar muito.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Apesar de o design do notebook ser relativamente simples, ele possui um desenho legal, com destaque para o teclado. O touchpad deixa um pouco a desejar, mas não deve impactar tanto na escolha do equipamento, já que muita gente prefere utilizar um mouse.
Um dos diferenciais do aparelho é a garantia de três anos oferecida pela fabricante. Isso é muito importante para se livrar de dores de cabeça na hora de adquirir uma máquina com um valor acima de dois mil reais.
Pelo conjunto da obra, o Titanium B153 oferece uma ótima relação custo-benefício e poderá atender às suas necessidades por pelo menos dois anos tranquilamente.
Categorias