Na última sexta-feira (27), a Nokia apresentou ao mundo o MIKA, seu novo assistente de voz voltado a engenheiros e operadores de sistemas de telecomunicação. A novidade promete usar técnicas de inteligência aumentada junto a processos de aprendizado automatizado para oferecer documentos, ferramentas e fontes de informação para os profissionais dessas áreas.
O MIKA é uma sigla para “Multi-purpose Intuitive Knowledge Assistant”, ou “Assistente de Conhecimento Intuitivo com Múltiplos propósitos”, em tradução livre. Na prática, a tecnologia deve ajudar a fornecer respostas rápidas sobre questões de engenharia, se mostrando uma solução mais especializada do que concorrentes como a Alexa e a Siri.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
MIKA usa a plataforma AVA da Nokia para oferecer respostas rápidas e precisas
“Encontrar a informação certa é um desafio diário para engenheiros de telecomunicação encarregados de aumentar a qualidade de redes. O MIKA usa a plataforma AVA da Nokia para oferecer respostas rápidas e precisas, evitando a perda de tempo em buscas infrutíferas”, afirma a Nokia em um comunicado oficial.
Vale notar que a iniciativa não tem necessariamente a ver com o que a HMD Global está fazendo no campo dos smartphones, visto que a Nokia continua operando de forma independente como uma companhia de telecomunicações. O novo assistente deve ter sua primeira exibição pública na MWC 2017, evento que vai contar com a presença local de uma equipe do TecMundo.
Fontes
Categorias