Se fosse necessário resumir a história da Nokia nos últimos anos, poderíamos dizer que ela é baseada em alguns erros de estratégia (insistir no sistema Symbian, por exemplo), uma triste venda da divisão Mobile para a Microsoft e depois o abandono total da marca. Ponto final? Errado... Ainda existe lenha para queimar.
Já faz algum tempo que está sendo cogitada a volta da Nokia para o mercado de smartphones. No mês passado, os investidores já haviam sido informados sobre o retorno e agora é a vez de a imprensa ser avisada... A Nokia vai mesmo regressar às operações comerciais de celulares em 2017.
Quem vai comandar a marca é a HMD Global — um consórcio finlandês liderado por ex-executivos da Foxconn e da própria Nokia, que possui a expertise da marca em seus tempos áureos. Os primeiros aparelhos vão chegar ao mercado já no primeiro semestre do ano que vem.
HMD Global Oy is now our exclusive brand licensee for mobile phones and tablets. Follow https://t.co/xLecgiu8hf for news & more. pic.twitter.com/G2NiZsNQys
— Nokia (@nokia) 1 de dezembro de 2016
E o que vai ser lançado?
Já é certo que a HMD Global vai estar presente na MWC 2017 e, ao que tudo indica, apresentará dois novos smartphones Android no evento. Um deles deve dispor de tela de 5,1" e outro de 5,5". O maior modelo provavelmente contará com display Full HD, chip Snapdragon intermediário, 3 GB de RAM e câmera de 16 MP. O menor deve ser um pouco mais simples.
Com isso, fica a impressão de que a nova Nokia não vai entrar no jogo já com os dois pés no peito dos concorrentes. A empresa quer medir suas capacidades no mercado intermediário para que somente depois estude a possibilidade de tentar concorrer no segmento de alto desempenho. A fabricação dos dispositivos vai ficar nas mãos da Foxconn.
Será que veremos bons aparelhos chegando em 2017?
Fontes
Categorias