Muitos estão ansiosos para saber como vai ser o primeiro smartphone da linha Lumia depois que a Microsoft decidiu abandonar o nome Nokia. Esse mistério pode ser revelado ainda esta semana, mais precisamente amanhã, dia 11 de novembro. Depois dessa decisão, a Gigante de Redmond não perdeu tempo e já começou a espalhar a hashtag #MoreLumia para todos os lados, indicando que pretende fazer bastante barulho com esse anúncio.
Um vazamento de uma das fornecedoras da Nokia, entretanto, parece ter revelado informações adiantadas do que pode (ou não) ser revelado pela Microsoft. Trata-se de um novo flagship para companhia que está sendo chamado de Lumia 940. Vale ressaltar que essa informação ainda não passa de um rumor, podendo ou não se concretizar nas próximas semanas.
As supostas especificações técnicas a seguir foram retiradas de um uma imagem enviada ao site PhoneArena:
Especificações técnicas
- Sistema operacional: Windows Phone 10
- Tela: 5 polegadas com Gorilla Glass 4
- Resolução: 1920x1080 pixels (Full HD)
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 805
- CPU: quad-core de 2,7 GHz
- GPU: Adreno 420
- Memória RAM: 3 GB
- Armazenamento interno: 32 GB, 64 GB ou 128 GB
- Câmera traseira: 24 MP (PureView) – gravação em 4K e 60 FPS
- Câmera frontal: 5 MP – gravação em 1080p
- Dimensões: 13,7 cm (altura) x 7,1 cm (largura)
- Espessura: 0,89 cm
- Peso: 149 gramas
Alguma coisa não está certa...
Apesar de algumas especificações técnicas acima estarem perfeitamente dentro das expectativas para os próximos smartphones do mercado, algumas delas destoam do que esperamos ver nos próximos meses. A resolução Full HD é uma delas. Com a tendência para o QHD (2560x1440 pixels) é natural pensar que os próximos aparelhos também tragam essa característica – ou algo ainda mais ousado, como o 4K.
O Gorilla Glass 4 é outro detalhe que chama atenção, já que a própria Corning (empresa dona da tecnologia) ainda não anunciou a evolução de sua proteção para a tela dos dispositivos.
Já o processador, a GPU e a quantidade de memória RAM geram um pouco de dúvida por causa da falta de aprimoramento em relação a alguns concorrentes já presentes no mercado. No entanto, é importante lembrar que a simples comparação de especificações técnicas para plataformas diferentes não é algo que gera resultados concretos.
O outro detalhe que chama atenção é o sistema operacional. O Windows Phone 10 deve realmente ser a tendência para a plataforma da Microsoft, mas ainda faltam confirmações sobre a continuidade do nome “Windows Phone” para o SO. Esse último detalhe, no entanto, permite-nos concluir que o Lumia 940, se existir de fato, não deve ser lançado tão cedo, já que o próprio Windows 10 deve demorar um pouco para chegar ao mercado.
Fontes