Ninguém nega a importância histórica da Nintendo para a indústria dos video-games, mas a companhia japonesa não vive uma grande fase no geral — e as consequências disso já batem na porta da marca. Agora, ela é considerada atrasada em relação às concorrentes no mercado e até lenta na modernização em uma indústria que não coloca o pé no freio.
É essa imagem negativa, por exemplo, que levou a empresa a ser retirada da influente lista Best Global Brands, da Interband. A seleção lista as 100 melhores marcas globais em todo o mundo, incluindo empresas em várias áreas — sendo que Apple e Google dividem a liderança.
Confira o top 10 abaixo:
- 1. Apple
- 2. Google
- 3. Coca Cola
- 4. Microsoft
- 5. IBM
- 6. Toyota
- 7. Samsung
- 8. General Electric
- 9. McDonald's
- 10. Amazon
Essa é a primeira vez que a Nintendo fica de fora da lista desde 2001, ano de lançamento do Game Cube. A Microsoft está na quarta posição, enquanto a Sony ocupa a 58ª (confira o ranking completo aqui). No ano passado, a empresa japonesa já dava indícios de que seria deixada de lado, pois foi posicionada no centésimo e último lugar. A melhor colocação foi 38º lugar, em 2010.
A seleção é baseada em critérios como desempenho financeiro, reconhecimento da marca pelo consumidor e adaptação ao mercado. O CEO da Interbrand no Japão, Yuki Wada, disse que a Nintendo "não está acompanhando as mudanças na vida das pessoas", citando o exemplo dos jogos mobile, só recentemente adotados (e ainda não anunciados) pela marca.
Crise da Nintendo - Ela vai evoluir? Discuta no Fórum do Baixaki Jogos
Via Baixaki Jogos.
Fontes
Categorias