menu
Logo TecMundo
The BRIEF

O que está acontecendo com a Nintendo: um guia básico

A Nintendo fez uma parceria com a DeNA para levar suas franquias aos tablets e aos smartphones. Além disso, anunciou uma nova plataforma de jogos: o NX. O que mais podemos esperar da Big N?

Avatar do(a) autor(a): Ruan Segretti

schedule19/03/2015, às 14:41

O que está acontecendo com a Nintendo: um guia básico Fonte: Tecmundo

Imagem de O que está acontecendo com a Nintendo: um guia básico no site TecMundo

Duas grandes notícias pegaram todos os fãs de games de surpresa nesta semana: a Nintendo resolveu adentrar o mercado mobile e anunciou uma nova plataforma de jogos, mesmo com o recente lançamento do New 3DS.

A companhia fez uma parceria com a DeNA para levar suas franquias aos tablets e aos smartphones. Apesar de ser uma notícia nova, a verdade é que os acordos entre a Nintendo e a desenvolvedora já estavam sendo conversados há cinco anos. Essa informação foi dada ao site VentureBeat pelo CEO da DeNA no Ocidente, Shintaro Asako.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“A razão pela qual eles estavam convencidos de que queriam trabalhar com a gente foi que estávamos muito determinados a trabalhar com eles. Por isso, iniciamos as conversas com a Nintendo ainda em 2010 ", disse Asako.

A DeNA é conhecida por fazer bons games, como o tower defense Star Wars: Galactic Defense e Transformers: Age of Extinction. Por conta disso, podemos esperar jogos interessantes por aí. Mas, também, após cinco anos de conversa, isso é o mínimo que queremos, tanto da desenvolvedora quanto da Big N.

undefined

Mas calma... Não vamos colocar a carroça na frente dos bois

Muitos fãs ficaram receosos com a notícia da união entre as empresas para o desenvolvimento de jogos. A questão é: o que vai acontecer com os personagens da Gigante Japonesa? Será que a DeNA vai criar um Candy Crush de Mario, por exemplo? A resposta é simples: não!

Um dos motivos pelos quais isso não acontecerá (pelo menos por enquanto) é que Shigeru Miyamoto, o criador do encanador mais querido do mundo e de tantos outros personagens icônicos, está focado no desenvolvimento de jogos para o Wii U.

Outra questão importante é que, apesar dessa parceria, os títulos mobile da Nintendo serão desenvolvidos “principalmente” internamente. Essas foram as palavras do CEO da empresa, Saturo Iwata, em entrevista para a TIME. Quer dizer: a DeNA funcionará como uma estrutura de apoio ao desenvolvimento dos games.

"A Nintendo, por meio da experiência no negócio, é boa em fazer produtos e jogos tradicionais. Porém, para dispositivos inteligentes, além do aspecto ‘produto’ de um game, o ‘serviço’ em constante evolução é muito importante — algo que incentive os consumidores a jogar todos os dias, mesmo por um curto período de tempo. É nesse sentido que a DeNA vai auxiliar a nossa empresa”, informa Iwata.

undefined

As temidas microtransações

Um ponto que tem gerado dúvidas é relacionado às microtransações. Satoru Iwata afirmou que a Big N será a única responsável quanto às compras in game. O presidente diz que a empresa não quer “manchar” a propriedade intelectual ou a marca Nintendo deixando algo tão importante fora de sua alçada.

Iwata também diz que a melhor forma de distribuição de jogos em smartphones e tablets é o modelo free-to-play. Contudo, antes de decidir quais títulos se encaixam melhor em um método de pagamento específico a empresa vai discutir com a DeNA cada caso. 

E isso não é tudo

Além dessa bomba, a Big N resolveu anunciar sua nova plataforma de jogos. O produto tem o codinome NX. Contudo, não existem muitas informações sobre esse novo “console”. “Como uma prova de que a Nintendo mantém o seu entusiasmo no mercado de consoles dedicados, deixe-me confirmar que a empresa está desenvolvendo uma nova plataforma com um conceito inédito”, comentou o CEO.

Esse anúncio foi feito para tranquilizar os fãs da marca e afirmar que a Nintendo não tem intenção alguma de focar sua produção nos jogos mobile ou em sair do mercado de consoles. Aí fica a questão: o que mais pode vir por aí?