Nesta sexta-feira, 3 de março de 2017, a Nintendo coloca no mundo a sua mais nova cria: o Switch. Um conceito inovador, distinto e ambicioso, que busca reafirmar o pioneirismo da empresa em oferecer experiências diferentes aos jogadores, experiências que vão além do óbvio, que dão um contraponto ao que temos por aí. O preço é de US$ 299 nos EUA, convertidos a R$ 944 sem taxas, na atual cotação do dólar. A Nintendo, como todos sabem, não opera no Brasil.
Audaciosa, a natureza híbrida do aparelho é bem simples: você pode, basicamente, curtir os jogos na sua telona, em casa, e levá-los consigo na telinha, no trabalho, na fila de espera, no ônibus, numa viagem, aonde quer que seja. A ideia de não separar o jogador da jogatina vive no imaginário de muitas pessoas há muito tempo. Ciente disso, a Nintendo busca entregar esse tão sonhado objetivo num mercado que ela já domina: o dos portáteis.
Manifestações positivas na internet
Diversas pessoas e empresas ligadas à indústria de video games estão empolgadas com esse lançamento. As demonstrações de carinho só confirmam que, diante de um mercado competitivo, todos buscam a mesma meta: entregar diversão. E, nesse contexto, a união sempre faz a força.
Sony
Em sua conta do Twitter, a dona do PlayStation disse que "hoje é um grande dia para a Nintendo" e parabenizou a Big N pelo lançamento. "Mal podemos esperar para jogar", diz a mensagem.
Today's a big day for @Nintendo! Congratulations on launch, we can't wait to play. ??
— PlayStation (@PlayStation) 3 de março de 2017
Microsoft
Larry Hryb, o "Major Nelson" da Xbox LIVE, disse que "não vê a hora de começar sua aventura com o Zelda".
Congratulations @NintendoAmerica on the #Switch launch. I can't wait start my adventure with Zelda. ??
— ?? Larry Hryb (@majornelson) 3 de março de 2017
Konami
É claro que a Konami também não poderia perder essa oportunidade para divulgar seu peixe – afinal de contas, Super Bomberman R é um dos títulos de lançamento do console:
A perfect fit for the #NintendoSwitch say @nintendolife. #SuperBombermanR is out now! pic.twitter.com/LMaSgM4bzK
— KONAMI Europe (@konamieu) 3 de março de 2017
Ação de marketing
A própria Nintendo planejou uma enorme ação de marketing para impulsionar o aparelho aos holofotes com força total, com direito a ônibus personalizados e Mario, o mascote universal, "em pessoa":
Mario has arrived with style to play #NintendoSwitch at our final Unexpected Places stop! pic.twitter.com/APnt63bBeF
— Nintendo of America (@NintendoAmerica) 3 de março de 2017
Todos compram!
E os sortudos do Primeiro Mundo que já botaram as mãos em kits imensos com console, jogo, acessórios e mais?
@nintendolife merry #switchmas pic.twitter.com/aYX1EBh2ki
— James Middleton (@wisemidds) 3 de março de 2017
"Acho que estarei ocupado a semana inteira"...
Wow, that's quite a haul... can anyone beat this? ???? https://t.co/xLjKvIbvCN
— Nintendo Life (@nintendolife) 3 de março de 2017
Think I _might_ have over ordered
— ????? (@TTV69) 3 de março de 2017
this #switchmas :-( @nintendolife pic.twitter.com/nRyyntj9LY
Maybe a bit overexcited at yesterday midnight launch for #NintendoSwitch @NintendoItalia @GameStopItalia @nintendolife #ItsTimeToSwitch ?? pic.twitter.com/vX8ziReYPT
— Alfonso Antonio Raia (@2fofofofo) 3 de março de 2017
Nossa análise? Sai em breve!
Nós já estamos testando a versão de The Legend of Zelda: Breath of the Wild no Wii U para antecipar a análise o quanto antes. O nosso Switch também está encaminhado e faremos um raio X minucioso do aparelho em breve – funções online, joysticks, navegação, interface, jogos e mais. Fiquem ligados!
O TecMundo Games aproveita o ensejo para parabenizar a Nintendo pelo lançamento de um produto que ainda requer muitos testes e que precisa, em médio e longo prazo, mostrar sua força, tanto através de jogos como por meio de serviços e funções ofertados no console. Todos temos um objetivo em comum: diversão. Portanto, sucesso!