Você já ouviu falar em “Netflixzação”? Com a chegada de serviços como Netflix e Uber, hábitos de consumo antigos mudaram e, assim, transformaram áreas de mercado em diversos aspectos. Agora, a tendência é a “Netflixzação”, formato que permite que as empresas ofereçam seus produtos com uma cobrança única e variedade de conteúdos.
A mudança que a economia digital causou impactou visivelmente no dia a dia das pessoas. Bons exemplos são o caso do Uber, que reinventou o sistema de transporte privado, e o Airbnb, no âmbito de hospedagens compartilhadas.
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Segundo Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, empresa de gestão e distribuição vídeos online, este já é um modelo de sucesso para vídeos na internet. “Esse fenômeno acontece porque os consumidores estão cada vez mais antenados e não querem gastar muito para ter acesso a 200 canais disponíveis.”
Serviços por assinatura apresentam bons resultados
A empresa de consultoria Market & Markets estima que o setor de vídeo On Demand (VOD) poderá valer US$ 61,4 bilhões em 2019, número que mostra que há um mercado promissor em vista.
Ainda de acordo com Gustavo, isso comprova o sucesso de outros players, como GloboPlay, Netflix, HBOGO e Univer Video, que passaram a oferecer conteúdo exclusivo, além de replicar aquele distribuído pela TV em suas plataformas.
Apesar de haver diversas sanções em cima de serviços como este no Brasil, como as tentativas de taxação do Netflix, a plataforma faturou quase o triplo que algumas emissoras de TV do país no ano passado, segundo especialistas.
O consumidor quer pagar e assistir àquilo que realmente interessa e é relevante
“Isso acontece porque o tempo é cada vez mais escasso e ninguém quer perdê-lo em buscas eternas ou ser bombardeado por conteúdos que não sejam de seu interesse”, diz Gustavo. A tendência é de ter cada vez mais consumidores que abracem essa fatia de mercado, bem como empresários que invistam nesses serviços.
Para você, serviços como esses são o futuro para a distribuição de conteúdo audiovisual? Diga para nós nos comentários!
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