Muito se anda falando sobre Tablets na CES 2010 e a Lenovo não ficou de fora desta tendência. Porém, pode-se dizer que o novo aparelho da empresa é uma das grandes inovações da maior feira tecnológica do mundo.
O IdeaPad U1 Hybrid é uma combinação extremamente arrojada de duas grandes tendências: o Tablet e o Netbook. Porém sua ousadia está no fato de que a tela pode ser usada tanto normalmente em perfeita sincronia com o notebook quanto separada, tornando-se um Tablet com sistema operacional próprio.
Em sua parte principal, ou seja, com a tela em seu devido lugar, o U1 possui um processador Intel Core 2 Duo, processador ULV e uma tela multitoque de 11 polegadas, com resolução máxima de 720p. Nesta forma o notebook rodará o Windows 7 Home Premium e terá uma bateria com até 10 horas de autonomia.
Ao se destacar do notebook para transformar-se em um Tablet, com um processador Snapdragon (similiar ao utilizado em alguns smartphones, como o Nexus One) independente que trabalha com o sistema operacional próprio da Lenovo chamado Skylight. Sua bateria possui carga aproximada de 8 horas e trará consigo auto-falantes, microfone e uma webcam integrada de 1.3 megapixels.
A memória do aparelho em sua versão completa traz um SSD de 128GB, enquanto a versão Tablet conta com memória flash de até 16GB. O Idea Pad U1 Hybrid possui um preço estimado de US$ 999,00, ou seja, aproximadamente R$ 1.800,00 (sem contar os impostos).