(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)
O Internet Explorer 11, a versão mais recente do navegador da Microsoft, passou os números do seu antecessor neste primeiro mês de 2014, mas ainda não é a edição de maior participação no mercado, de acordo com os dados divulgados pela Net Applications.
Depois de um crescimento fenomenal em dezembro, o IE11 cresceu 1,09 ponto percentual (passando de 10,42% para 11,51% no market share), deixando o IE10 para trás. Seu antecessor caiu 1,77 ponto percentual, chegando a 9,28%, enquanto o IE9 diminuiu 0,04 ponto percentual, caindo para 8,92%.
Entretanto, o Internet Explorer 8 ainda é o navegador mais popular do mundo, com 21,25% do mercado. Isso porque os usuários do Windows XP não têm a opção de atualizar o browser para as versões mais recentes.
Com essa configuração, o Internet Explorer, em todas as suas versões, soma, ao final do mês de janeiro de 2014, 58,21% de todo o market share, conforme mostra o gráfico abaixo. Em comparação, há um ano o IE correspondia a 55% do mercado.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Next Web)
Browsers concorrentes
Enquanto o IE continua presente em mais da metade dos computadores, outros concorrentes continuam fortes entre os usuários. O segundo navegador mais popular do mercado é o Mozilla Firefox, com um total de 18,08% de participação, número que revela uma leve queda do browser em relação aos 18,35% de um ano atrás.
A versão mais recente do navegador da Mozilla, o Firefox 26, já corresponde a 13,42% do mercado, com crescimento de aproximadamente 7% apenas nos últimos dois meses, enquanto as edições anteriores reduziram nas mesmas proporções.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Next Web)
O Google Chrome aparece em terceiro lugar no market share, com 16,28% do mercado. O número indica que o navegador está se recuperando lentamente das quedas registradas em 2013. O Chrome 32, lançado recentemente, já está à frente do seu antecessor e está presente em 6,79% dos computadores.
Em números totais, o browser da Google teve um crescimento pouco expressivo de um ano para outro, com acréscimo de apenas 0,06%. O Safari, da Apple, diminuiu 0,02% para um total de 5,80% no market share, enquanto o Opera ocupa o quinto lugar entre os navegadores com 1,28% de participação e queda de 0,05% no último ano.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Next Web)
Os dados da Net Applications são obtidos através da análise dos navegadores de 160 milhões de visitantes únicos em cerca de 40 mil páginas de seus clientes. Já a empresa StatCounter faz a consulta de market share analisando as visualizações de páginas (page views) em vez de usuários únicos, e o resultado é bastante diferente.
Pela StatCounter, o Google Chrome lidera o mercado com 43,67% de participação, seguido pelo Internet Explorer, com 22,85%, e o Firefox em terceiro, com 18,90%. O Safari e o Opera continuam, no entanto, na quarta e quinta posições, com 9,73% e 1,30% do market share, respectivamente.