Não há muito o que discutir: o Google Chrome é mesmo o navegador mais usado em todo o mundo. No relatório da NetMarketShare relativo ao mês de março, é possível ver que o software da Google já domina 58,64% do mercado em todo o mundo — contra 18,95% do segundo colocado: o Internet Explorer. A terceira posição fica com o Firefox da Mozilla, que chega aos 11,79% e, em seguida, com outro navegador da Microsoft, o Edge — com 5,61%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Observando a evolução do mercado desde maio de 2016, podemos notar que o Chrome subiu bastante no último ano, acompanhando uma descida considerável do Internet Explorer. Por outro lado, é possível ver também que houve uma grande estabilização desde o início deste ano, havendo poucas mudanças nas fatias de mercado dominadas por cada um dos navegadores analisados.
Ainda assim, não há como dizer que a queda da Microsoft acabou neste mercado, pois a perda do Explorer não é acompanhada do crescimento do Edge com o mesmo ritmo. Será que o Chrome vai continuar subindo cada vez mais ou ele finalmente chegou em seu ponto máximo?
Fontes