O serviço de reprodução de músicas via streaming Spotify é uma das ferramentas mais populares da atualidade (clique aqui para fazer o download e conferir uma análise completa sobre o aplicativo). A possibilidade de seguir amigos, ficar por dentro da agenda de shows de seus artistas favoritos e até mesmo de acompanhar as atualizações de cantores são facilidades que fazem deste recurso uma boa alternativa a quem gosta de ficar ligado no mundo da música.
Mas manter a casa em ordem é por vezes trabalhoso. Acontece que milhões de faixas são disponibilizadas gratuitamente por Spotify. Como então organizar suas listas e otimizar assim sua experiência junto ao programa? Acompanhe este breve tutorial e aprenda a gerenciar os serviços desta bem conceituada aplicação de modo ainda mais eficaz (saiba como operar os serviços do software por meio de seu browser neste link).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Crie suas próprias playlists
Criar uma lista de reprodução (playlist) no Spotify é bastante fácil. Basta clicar sobre o botão “Arquivo”, localizado à direita do canto superior direito do aplicativo, e selecionar a opção “Nova playlist...”. Note que uma nova caixa de diálogo será aberta junto à sua coluna de favoritos. Dê um nome à sua nova lista, aperte “Enter” e pronto.
Outra forma de criar listas de reprodução a apenas um clique é ativar a função oferecida pelo botão “+ Nova playlist” – opção esta inserida também junto à sua coluna de favoritos. Feito isso, basta agora selecionar as faixas que se enquadram ao gênero de sua playlist. Para renomear sua lista, dê um clique com o botão direito do mouse sobre o respectivo link e ative a função “Renomear”. Apagar a tal pasta ou até mesmo definir a lista em atual execução como playlist padrão são outras das opções oferecidas pelo programa.
Como criar pastas para armazenar suas faixas
Armazenar músicas ou álbuns em uma determinada pasta é uma alternativa a quem deseja utilizar formas de reprodução alternativas a playlists. E criar uma pasta para agregar, por exemplo, suas faixas favoritas de “Pop Rock” é muito simples: use o atalho “Ctrl + Shift + N” e crie, assim, uma nova pasta. A nomeie segundo seus critérios, pressione “Enter” e voilà. Outra maneira de criar pastas é clicar em Arquivo > Nova pasta de playlists.
Mas, afinal, quais são as diferenças entre a reprodução de faixas via playlists e pastas? Na realidade, a criação de pastas permite que playlists sejam concentradas em apenas um local. Se você decidir, por exemplo, fazer uma coletânea de álbuns de vários gêneros e não desejar misturar sua seleção às suas playlists, a criação de uma pasta para reunir esse conteúdo é uma alternativa que certamente vai manter seu catálogo bem organizado.
Como rearranjar faixas e playlists
Esta dica é rápida e objetiva: pode ser que a ordem de reprodução de músicas de uma ou outra playlist não lhe agrade. Para rearranjar a sequência de suas faixas ou listas de reprodução, dê um clique e mantenha o botão esquerdo de seu mouse pressionado sobre a música; posicione-a para cima ou para baixo e solte o som no local desejado.
Como remover faixas duplicadas
O Spotify não possui um sistema de alertas dedicado à verificação de faixas duplicadas em sua seleção. Mas descobrir se uma música já está presente em sua lista não é um processo complicado. Ao selecionar um de seus catálogos, quatro opções serão listadas pela barra superior da interface principal do aplicativo: “Faixa”, “Artista”, “Tempo” e “Álbum”.
Clique sobre qualquer uma das especificações exibidas e verifique as informações exibidas: os nomes de artistas serão elencados em ordem alfabética e o tempo das músicas será exibido por ordem crescente – a busca por músicas repetidas deverá ser feita de modo manual. Encontrado um “clone”, apenas aperte a tecla “Delete” e confirme a ação.
Adicione faixas ouvidas na rádio à sua playlist
A opção “Rádio” de Spotify é uma verdadeira fonte de surpresas. E você certamente já presenciou situação semelhante a esta: de repente, em meio a uma seleção genérica de músicas, uma canção atiça seus ouvidos. Com este aplicativo, adicionar a reluzente nova faixa à sua playlist é uma possibilidade.
Ouviu a composição, não se lembrou de adicioná-la à sua biblioteca e fechou o programa? Sem problemas. Consulte seu histórico e saiba o nome do artista que lhe encantou, adicionando-o, assim, ao seu catálogo. Há, dessa forma, duas maneiras de se adicionar uma música da rádio à sua playlist:
1. A faixa está sendo executada
Se a música está sendo executada pela rádio de Spotify, clique sobre o nome da faixa e então visualize as informações acerca do álbum em xeque. Em seguida, arraste a coleção junto a uma de suas playlists.
2. Consulte o histórico
Em “Lista de reprodução”, a opção “Histórico” será listada. Clique sobre ela e consulte suas últimas ações executadas sob os domínios de Spotify. Nesta aba, todas as faixas ouvidas poderão ser consultadas – naturalmente, a canção ouvida através da rádio do aplicativo será também exibida. Selecione a música e a arraste aos seus favoritos.
Recupere listas apagadas acidentalmente
Por algum motivo você apagou uma de suas seleções favoritas de músicas. Antes de descabelar-se, saiba que um recurso destinado justamente a estes tipos de acidentes é disponibilizado por Spotify. Para recuperar a lista deletada, você terá de acessar seu histórico. Clique sobre seu nome (opção localizada à direita do canto superior do aplicativo) e selecione a opção “Conta...” – note que uma página será aberta junto a seu navegador-padrão.
Neste novo espaço online, aperte o botão “Recuperar Playlists”; todo o conteúdo deletado será então exibido. Vale dizer que, além do nome da lista apagada, a data em que a ação foi realizada também é exibida pela aba “Suas playlists apagadas”. Confira a quantidade de músicas presentes em suas seleções e reative seus catálogos não mais perdidos.
....
Organizar seu Spotify permite o acesso a listas de reprodução de forma objetiva. Criar novas pastas ou playlists e nomeá-las, por exemplo, segundo estilos musicais, é uma alternativa de gerenciamento de faixas providencial a quem deseja manter seu espaço devidamente enxuto. Saiba se seu computador é capaz de rodar o aplicativo por meio deste link.
Categorias