A tecnologia está em constante evolução, e isso também se reflete nos carros. Em veículos atuais, por exemplo, itens como navegador de bordo e sensores de bordo são considerados itens tecnológicos. Porém, no passado as coisas eram completamente diferentes.
Nas linhas abaixo, vamos relembrar 8 tecnologias automotivas que eram sucesso entre os motoristas e, atualmente, já não fazem tanto sentido nos veículos. Confira!
1. Acendedor de cigarro e cinzeiro
Acendedores de cigarro já não existem mais nos carros. (Fonte: Diário da Região/Reprodução)Fonte: Diário da Região/Reprodução
Hoje a população é muito mais preocupada com a saúde. Porém, antigamente era bem difícil você encontrar um carro que não saísse de fábrica com um acendedor de cigarro e um cinzeiro acoplado, geralmente no painel.
Com a diminuição no número de fumantes em comparação ao visto nas décadas de 70, 80 e 90, as fabricantes viram que não havia necessidade de manter o acessório nos carros.
2. Luz de leitura
Qualquer pessoa que se arrisque a ir para um lugar diferente atualmente faz uso de aplicativos de localização, como o Waze ou Google Maps. Porém, houve uma época em que os motoristas carregavam guias nos carros, exigindo luz para enxergar o que estava escrito no período noturno.
Para ajudar nesse sentido, muitos carros vinham equipados com uma luz de leitura. E, claro, com o advento dos celulares, essas luzes foram ficando cada vez mais escassas – até sumirem de vez.
3. GPS
Sistemas de GPS foram substituídos pelos navegadores dos smartphones. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte: Getty Images/Reprodução
E já que falamos em navegação, um pouco antes da febre dos aplicativos era comum encontrar carros que vinham com aparelhos de GPS nativos. No início, muitos deles precisavam ser fixados no para-brisa e depois essa tecnologia automotiva passou a vir acoplada em centrais multimídia.
É verdade que alguns modelos de carro ainda contam com esse sistema de navegação. Porém, o mais comum é encontrar veículos que apresentam uma tela capaz de espelhar as informações vistas em aplicativos de celular.
4. Relógio analógico
Alguns carros antigos contavam com relógio analógico no painel. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte: Getty Images/Reprodução
Essa é uma tecnologia automotiva realmente antiga, e provavelmente muitas pessoas sequer tiveram contato com eles. Porém, diversos veículos clássicos contavam com um relógio analógico para manter motorista e passageiros atualizados sobre a hora atual.
Em muitos casos, esse acessório conferia um charme especial para o carro, já que complementavam o console. Entretanto, foram substituídos por modelos digitais com o passar do tempo, e atualmente são mais comuns nos rádios ou consoles dos veículos.
5. Antena elétrica
Muitas antenas elétricas eram ajustadas manualmente pelo motorista. (Fonte: AutoPapo/Reprodução)Fonte: AutoPapo/Reprodução
Ouvir música sempre foi algo ligado à experiência de andar de carro. Hoje basta apertar um botão para que a música comece a tocar – ou, em alguns casos, apenas ligar o carro. Mas, no passado era preciso mexer em uma antena elétrica cromada para que isso acontecesse.
Em muitos carros antigos, o motorista precisava mover a antena manualmente antes de sair com o carro. Ah, e alguns modelos contavam com uma tecnologia antiga que fazia com que ela se erguesse sozinha.
6. Disqueteira
Disqueteira se surgiram na época dos rádios com CDs. (Fonte: AutoPapo/Reprodução)Fonte: Auto Papo/Reprodução
Falando em música, a evolução dos carros aumentou a possibilidade de recursos para ouvir músicas. Além das rádios AM e FM, houve um tempo em que as fitas cassete eram indispensáveis, e depois chegaram os CDs. E foi nessa época que surgiram as disqueteiras.
A disqueteira era um acessório que ocupava espaço do porta-malas ou do porta-luvas, podendo carregar até 12 CDs. Ela tinha um sistema antivibração, que por muito tempo foi considerado até sofisticado para a época. Porém, saíram do mercado rapidamente por custarem bem caro.
7. Vidro quebra-vento
Você dificilmente vai encontrar um carro com essa tecnologia automotiva atualmente. (Fonte: Webmotors/Reprodução)Fonte: Webmotors/Reprodução
Muito antes do ar-condicionado se tornar um acessório opcional para os carros, diversos modelos contavam com um refresco diferente para os dias de calor: os vidros quebra-vento.
Nos dias mais quentes, bastava mexer a travinha e empurrá-lo para fora para receber vento extra no motorista ou no passageiro que ficava no banco dianteiro.
Todavia, ele passou a ser banido depois que criminosos o enxergavam como uma saída para arrombar veículos e até mesmo por provocar alguns acidentes, já que podia funcionar como uma lâmina contra a cabeça dos passageiros.
8. Janela basculante
Até a década de 1990, alguns carros podiam trazer o vidro basculante como uma das tecnologias automotivas. (Fonte: Quatro Rodas/Reprodução)Fonte: Quatro Rodas/Reprodução
E não pense que os passageiros do banco de trás ficavam torrando nos dias de sol. Para quem sentava "atrás", era possível recorrer a uma tecnologia automotiva: os famosos vidros basculantes, que apareceram em alguns carros até o início dos anos 1990.
Basicamente, esse vidro contava com um dispositivo que permita abri-lo um pouco para fora, permitindo a entrada de ar. Porém, com a chegada das janelas nos bancos traseiros, acabou saindo de circulação.
- Fique por Dentro: Por que os carros ficaram mais caros no Brasil?
E você, chegou a conhecer ou usar alguma das tecnologias automotivas que listamos aqui? Compartilhe a sua mensagem com os demais leitores do TecMundo, e aproveite também para ler sobre como as novas tecnologias impactam o mercado de proteção veicular. Até a próxima!
Cupom Pneu Store
Prepare seu carro para qualquer estrada com descontos especiais! Aproveite o Cupom Pneu Store e garanta pneus de qualidade com economia.
Fontes
Categorias