A fabricante chinesa Xiaomi anunciou a data de lançamento do SU7, o primeiro carro elétrico da empresa. O veículo começa a ser comercializado oficialmente a partir de 28 de março, com vendas exclusivas para o mercado chinês.
De acordo com o comunicado da marca, publicado na rede social Weibo, a primeira leva de carros elétricos será comercializada em 59 lojas da empresa espalhadas por 29 cidades chinesas. As reservas já estão abertas para o público interessado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Saiba mais: 6 carros elétricos para ficar de olho em 2024
O teaser de divulgação do início das vendas.Fonte: Xiaomi
No primeiro dia de vendas, que é uma quinta-feira, a Xiaomi deve realizar um evento presencial para detalhar o automóvel. No começo da mesma semana, a marca vai promover os primeiros test-drives com consumidores interessados.
De acordo com a agência de notícias Reuters, só o anúncio da data foi o suficiente para elevar as ações da fabricante em 7%.
Xiaomi tem grandes ambições no setor automotivo
O objetivo da fabricante chinesa Xiaomi é virar uma referência no mercado de carros elétricos — sendo uma rival direta de empresas como Tesla e BYD. Primeiro, ela deve fazer isso no já populoso e ascendente mercado local, para eventualmente expandir para outras regiões.
O SU7 foi revelado oficialmente em dezembro de 2023, mas não teve muitos detalhes revelados na época. A ideia da companhia de entrar no setor começou dois anos antes e foi rapidamente tirada do papel. Esse é um contraste com o projeto da Apple, cancelado depois de uma década em desenvolvimento.
No formato sedã e com o motor HyperEngine V8s veículo foi anunciado em três cores: Aqua Blue (azul), Mineral Gray (cinza) e Verdant Green (verde).
A traseira do SU7, o carro elétrico da Xiaomi.Fonte: Xiaomi
Meses depois, durante a MWC 2024, o carro elétrico da Xiaomi foi mostrado ao resto do mundo. Na versão mais popular, o modelo tem autonomia de 668 km e velocidade máxima de 210 km/h.
Há ainda uma versão mais cara e poderosa, o modelo SU7 Max. Ela é capaz de chegar de zero a 100 km/h em apenas 2,78 segundos e chega até 265 km/h.
Por dentro, o carro conta com o sistema operacional HyperOS, da própria Xiaomi, o mesmo usado nos novos celulares da marca. Ao todo, são cinco telas no interior, incluindo um painel de 16 polegadas compatível com as plataformas CarPlay e AirPlay.
Ele ainda terá um sensor LiDAR para navegação inteligente e funções otimizadas caso você já esteja no ecossistema compartilhado de dispositivos da própria empresa.
Fontes
Categorias