O dono de um Tesla viu o próprio veículo elétrico ser completamente destruído por chamas após começar a tremer enquanto dirigia pelas estradas de Sacramento, na Califórnia. O grave acidente aconteceu com Bishal Malla no último sábado (6).
Segundo o motorista, o carro começou a balançar durante o percurso como se estivesse com um pneu furado. Após parar no acostamento e abrir a porta do carro para verificar o problema, ele notou que havia uma fumaça saindo da parte de baixo.
Tesla pega fogo e fica completamente destruído na Califórnia.Fonte: Bishal Malla/KCRA/Reprodução
Malla revela que abandonou rapidamente o Tesla e ligou para o serviço de emergência 911. O corpo de bombeiros local não sabe o real motivo pelo qual o veículo pegou fogo, mas sugere que tenha sido algo relacionado a bateria.
“O problema com os veículos elétricos é o acesso às baterias. Esses componentes estão causando acidentes devido ao acúmulo de calor”, disse Robert Kasparian, chefe do corpo de bombeiros, ao canal KCRA 3.
Conforme o Business Insider, os bombeiros de Sacramento já haviam presenciado um incidente semelhante no começo deste ano. O compartimento da bateria de um Tesla Model S pegou fogo espontaneamente enquanto o veículo transitava por uma rodovia da cidade.
Nessas situações, os bombeiros recomendam deixar o veículo elétrico queimar. Então, é realizada uma ação para acessar a parte inferior do carro para extinguir as chamas e resfriar a bateria.
Crews arrived to a Tesla Model S engulfed in flames, nothing unusual prior. 2 Fire Engines, a water tender, and a ladder truck were requested to assist. Crews used jacks to access the underside to extinguish and cool the battery. Thousands of gallons were used in extinguishment. pic.twitter.com/5dIXxo9hP5
— Metro Fire of Sacramento (@metrofirepio) January 29, 2023
Mais casos de veículos elétricos Tesla que pegaram fogo
Dados do Tesla Fire, site que registra todos os incêndios com carros elétricos da Tesla, indicam que 182 veículos pegaram fogo em todo o mundo desde 2013. Sendo que 98 desses acidentes aconteceram com motoristas dos EUA.
Em maio de 2022, houve relatos de três incêndios com modelos da marca no espaço de uma semana. Em um dos casos, um jornal local revelou que as chamas começaram na parte de trás do veículo, sob a cadeirinha infantil para crianças de quatro meses.
Apesar do aumento dos incêndios com carros elétricos, os bombeiros citam que essas ocorrências não são comuns. Um relatório da AutoinceranceEZ destaca que os veículos elétricos são menos propensos a pegar fogo do que modelos com motor a combustão.
Fontes
Categorias