A primeira balsa elétrica e totalmente autônoma do mundo vai começar a operar comercialmente interligando algumas das ilhas que compõem Estocolmo, a capital da Suécia. Operado pela companhia marítima norueguesa Torghatten AS, o catamarã tem capacidade para 25 passageiros e ligará, a princípio, Kungsholmen a Søder Mellarstrand em 15 horas de operação elétrica contínua diariamente.
O projeto, que visa criar uma mobilidade urbana mais sustentável e despertar o interesse mundial por soluções “verdes”, vem sendo desenvolvido há vários anos pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) na cidade de Trondheim. Desde setembro de 2022 o local estudantil realiza testes com um protótipo do Autoferry no canal local.
Para desenvolver o sistema autônomo de navegação da balsa, a NTNU constituiu uma spin-out, a Zeabuz – empresa norueguesa de tecnologia da qual a Torghatten AS é coproprietária. A operadora de serviços ferry colocará nas viagens iniciais um operador humano a bordo para garantir que tudo corra bem durante a travessia, diz um comunicado da Zeabuz.
Como funciona a primeira balsa elétrica autônoma do mundo?
A tecnologia de navegação que está sendo disponibilizada em escala comercial pela Zeabuz se baseia em IA a bordo, e utilizará radar e a técnica de sensoriamento LiDAR (Detecção e Varredura a Laser) para detectar e evitar objetos na água. Outros equipamentos como infravermelho, câmeras, sensores ultrassônicos e GPS também serão usados nas manobras, atracação e posicionamento.
O catamarã autônomo está sendo construído pelo estaleiro norueguês Brødrene, especializado em navios de alta velocidade em fibra de carbono. A embarcação terá 12 x 5 metros e poderá transportar, além dos 25 passageiros, mais meia dúzia de bicicletas. A propulsão é feita por um motor elétrico composto de um banco de baterias de 188 kWh fornecido pela empresa ZEM e alimentado por painéis solares de 7,7 kW na parte superior.
Batizada de Zeam (acrônimo de Zero Emission Autonomous Mobility), a balsa elétrica autônoma fará sua estreia em Estocolmo em junho de 2023. A cidade de Paris, que sediará as Olimpíadas de 2024, anunciou que irá utilizar a tecnologia elétrica de Autoferry durante o evento.