Segundo um estudo sobre os carros elétricos no Brasil, realizado pela consultoria estratégica da PwC Brasil, Strategy&, as vendas de carros eletrificados serão impulsionadas a partir de 2027. O estudo também indica que, até 2040, a frota elétrica brasileira deve superar 35 milhões de veículos.
Em 2028, é estimado um crescimento de 100% nas vendas de caminhões leves e ônibus elétricos; já em 2030 é esperado um crescimento de 79% em vendas de caminhões pesados elétricos e 47% de veículos de passeio eletrificados — em 2040, esse número aumenta para 97% e 66%, respectivamente.
O relatório aponta que 26% da frota de caminhões leves e ônibus será eletrificada em até sete anos; até 2030, a projeção aumenta para 80% na frota de caminhões pesados. Com o aumento de veículos elétricos, o Brasil também deve passar por uma grande redução do uso de combustíveis fósseis.
O estudo sugere que, até 2030, o aumento das vendas de carros eletrificados impactará na redução de 12% da demanda atual de gasolina (8 bilhões de litros) e 10% da demanda de diesel (6 bilhões de litros). Em 2040, a movimentação desse mercado implicará na redução de 41 bilhões de litros de diesel (66% da demanda atual) e 37 bilhões de litros de gasolina (59% da demanda atual).
Em 2040, haverá um aumento de 65% na frota de caminhões e ônibus, 51% na frota de caminhões pesados e 37% na frota de veículos de passeio elétricos.Fonte: GettyImages
Veículos elétricos no Brasil
“A eletrificação veicular e seus impactos, principalmente, pensando em futuro é um dos principais pontos de discussão para essa pauta. Afinal, existe uma preocupação firmada na indústria de transportes quando se trata do aspecto sustentabilidade e transição energética para operação de baixo carbono”, disse o sócio da Strategy&, Daniel Martins, em comunicado da PwC sobre o estudo.
Entre 2022 e 2029, o relatório prevê uma alta de até 106% ao ano nas vendas de modelos elétricos aos consumidores brasileiros. As projeções foram realizadas a partir dos dados da frota de veículos elétricos no Brasil, usando um modelo baseado em TCO — o TCO é uma metodologia que calcula todos os custos de um produto.
Fontes
Categorias