Como já havia sido anunciado ontem (22), metroviários da cidade de São Paulo estão em greve desde o início desta quinta-feira (23). Com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata paralisadas, muitos usuários precisaram recorrer a outras alternativas, como aos aplicativos de transporte.
Os preços cobrados pelo Uber, porém, chamaram atenção e causaram revolta. Com a tarifa dinâmica, algumas corridas no app chegaram a ficar 60% mais caras.
O aumento virou assunto nas redes sociais. Em um dos relatos, a usuária afirma que, uma corrida que geralmente custaria R$ 50, saiu por R$ 80. "Pagando $55 reais de Uber pra 3km por causa da greve do metrô", relatou outra pessoa no Twitter.
Além dos paulistas, alguns turistas – que chegaram à capital para o festival Lollapalooza – também se surpreenderam com os valores cobrados pelo aplicativo. "Greve nos metros de sp, mal cheguei e já se vão 100 reais em uber", comentou um usuário.
Greve nos metros de sp, mal cheguei e já se vão 100 reais em uber ??
— Xulia (@xuliaput) March 23, 2023
vim pra sp e tá tendo greve do metrô, consequência: 60 reais de uber pra não perder minha consulta , pobre não pode ter paz nunca pic.twitter.com/Kj3JNGNwSf
— larissa (@_larissS2) March 23, 2023
greve no metrô de SP no dia que a cidade vai estar enchendo de turistas
— samuel (@Samuel__Miranda) March 23, 2023
o uber caríssimo, mds vou me m pic.twitter.com/OOniZjof1x
o povo chegando em SP pro lollapalooza e dando de cara com a greve do metrô precisando pagar 100 reais ou mais de uber para fazer qualquer coisa na cidade pic.twitter.com/xZ3YjkjtYC
— fabiano (@fbnhlr) March 23, 2023
É uma indecência esse UBER; hj com greve de metro em SP, vejam o valor que eles estão cobrando por uma corrida de menos de 5Km.
— mauricio leite (@jmleite1965) March 23, 2023
Chega a ser imoral e criminoso. pic.twitter.com/Kp4daV1tw6
eu vendendo minha alma hj pra pegar um uber em sp
— bruno? (@brunopaiss) March 23, 2023
Até o momento, a Uber não se pronunciou sobre o assunto.
- Confira também: como utilizar o app do MobizapSP para passageiros?
Nova alternativa
Vale lembrar que começa a funcionar hoje, a partir das 13h, o app MobizapSP, serviço de transporte individual de passageiros da Prefeitura de São Paulo. A vantagem, segundo o governo municipal, é que, diferente dos concorrentes, como Uber e 99, o novo serviço não contará com tarifas dinâmicas.
Além disso, o MobizapSP deve cobrar uma taxa fixa de apenas 10,95% em cima das corridas realizadas pelos motoristas, garantindo um lucro de 89,05% em todas as corridas para os motoristas parceiros.
Categorias