A WEG, empresa brasileira fabricante de motores elétricos e outros produtos eletroeletrônicos, planeja criar uma fábrica de 6.000 m² em Jaraguá do Sul (SC) voltada para produção de baterias para veículos elétricos.
Segundo Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente de Sistemas da empresa, a WEG está investindo para suprir a demanda nacional em ampliar a mobilidade elétrica. Inicialmente, o plano de expansão focará em produzir baterias para veículos de grande porte, como ônibus e caminhões.
Mais 1GWh em baterias para múltiplos segmentos
Os investimentos, contudo, não se limitam ao mercado de veículos elétricos de grande porte. Grillo afirma que após a conclusão dos investimentos atuais, a intenção é fornecer mais de 1 GWh em packs de baterias por ano, “envolvendo diversos módulos, células de íons de lítio, sistemas de gerenciamento eletrônico, refrigeração, segurança, entre outros itens.”
A produção nacional de baterias para carros elétricos é passo importante para a descarbonização dos transportes no país (Getty Images)
A WEG é uma importante fornecedora de sistemas de armazenamento de energia por bateria (BESS) na Europa e Estados Unidos, e está comprometida em acelerar o segmento também no Brasil. Outro cliente em potencial da fabricante é o mercado naval, que está buscando soluções elétricas para reduzir emissão de gases estufa.
O investimento total estimado para a expansão da planta atual e instalação da nova fábrica ultrapassa os R$ 100 milhões e deve gerar, pelo menos, 140 novos empregos.
Fontes
Categorias