Nesta quarta-feira (5), a Uber anunciou que os consumidores do aplicativo de viagens podem começar a solicitar o Uber Moto em São Paulo e no Rio de Janeiro. A opção já estava disponível em 160 municípios brasileiros, mas a partir de agora, já é possível requisitar viagens de moto em ambos os novos locais e o preço é ainda menor que a opção UberX.
Originalmente, o Uber Moto foi lançado no país em novembro de 2020, em Aracaju. Nesses últimos anos, a marca estudou o uso do produto entre os brasileiros para comprovar a utilidade da nova opção. Assim, eles perceberam que as viagens de moto são um complemento para as opções de transporte dos usuários, principalmente, daqueles que utilizam o transporte público.
Para maior segurança, a Uber faz a checante de antecedentes dos parceiros.Fonte: Uber
“O que percebemos é que, além dos deslocamentos rotineiros, existe um uso constante de chegada e partida de estações e terminais de ônibus, trens e metrô, comprovando que esse é um produto que também complementa o deslocamento de usuários que utilizam a malha pública de transportes", disse a diretora de marketing da Uber no Brasil, Luciana Ceccato.
Segurança do Uber Moto
Os motoristas interessados já podem se cadastrar no aplicativo da Uber, mas é necessário ter CNH definitiva de motocicleta e observação de atividade remunerada (EAR). Em relação à segurança, a plataforma oferece seguro para acidentes pessoais em todas as viagens, para os parceiros e passageiros.
Além de oferecer diferentes recursos de segurança, como checagem de antecedentes dos parceiros e compartilhamento da localização em tempo real, a Uber disponibilizou diversos vídeos educativos para ajudar os usuários e motociclistas que usam o Uber Moto.
Em relação ao Uber Moto e à covid-19, a companhia orienta que todos os usuários e colaboradores sigam as medidas locais recomendadas pelas autoridades. Uma das sugestões é a limpeza das superfícies da moto com álcool em gel e que os usuários levem seus próprios capacetes, ou que o capacete extra do motorista seja devidamente higienizado com álcool.
[Atualização – 05/01/2023, às 13h]: Após o anúncio da Uber, a prefeitura de São Paulo informou que notificará a empresa para suspender imediatamente o serviço. De acordo com a Folha de SP, o Uber Moto utilizou uma liminar judicial para começar a funcionar na capital.
O prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), alega que o Uber Moto não é regulamentado e por isso não pode funcionar. "A orientação é que o serviço seja suspenso até que se faça uma reunião entre as partes para entender a dinâmica da atividade e fazer estudos e análises para viabilidade de implantação do serviço de transporte de passageiros por motocicletas”, disse a gestão de Nunes.
Do lado contrário, a empresa de transporte privado sustenta que o mototáxi é regulamentado por lei federal e está previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Categorias