A Tesla está fazendo um recall de mais de 80 mil carros fabricados na China e também importados pelo país desde 2013, devido a problemas relacionados a software e cinto de segurança. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25) pela Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China.
Os defeitos de software, que afetam o sistema de gerenciamento da bateria, atinge 67.698 veículos elétricos Model S e Model X importados dos EUA entre 25 de setembro de 2013 e 21 de novembro de 2020. A fabricante norte-americana garantiu que irá atualizar o software dos carros recolhidos.
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Quanto ao problema no cinto de segurança, gerado por uma instalação potencialmente defeituosa, abrange 2.736 veículos Model 3 importados entre janeiro de novembro de 2019 e 10.127 unidades do mesmo modelo fabricadas na própria China entre 14 de outubro de 2019 e 26 de setembro de 2022. Todos os equipamentos serão analisados e, se for o caso, substituídos.
O impacto dos recalls na China para a Tesla
A fábrica da Tesla em Xangai atingiu a marca de 1 milhão de carros produzidos em agosto de 2022. (Fonte: Tesla/Divulgação.)Fonte: Tesla
O anúncio de um recall pelo órgão regulador da China é uma notícia sensível para a Tesla, que tem no país um dos seus mercados mais importantes. Além disso, a companhia de Elon Musk tem uma gigafábrica em Xangai e contabilizou, nos últimos meses, um número recorde de carros fabricados no país asiático.
“Recalls são sempre caros e muitas vezes são amplificados de uma forma que pode prejudicar a reputação", explicou o CEO da empresa de consultoria Automobility, Bill Russo, ouvido pela CNBC. De acordo com o executivo, "o mercado se tornou hipercompetitivo e a carteira de pedidos da Tesla está diminuindo”, alerta.
Atualmente, a Tesla enfrenta uma acirrada concorrência na China, com o estabelecimento de empresas como Xpeng, Nio e Li Auto que prometem lançamentos de novos modelos de elétricos para 2023.
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