O Google Maps começou a exibir os valores de pedágios no Brasil, função que promete ajudar os usuários em busca de rotas mais econômicas para as suas próximas viagens. A novidade, que foi implementada nos Estados Unidos e outros países no primeiro semestre, chegou ao território nacional na sexta-feira (14).
Ao pesquisar os trajetos no serviço de mapas da companhia de Mountain View, é possível conferir uma estimativa dos preços cobrados nas praças de pedágio existentes no caminho a percorrer. Com essa informação, fica mais fácil escolher a melhor rota, permitindo ao motorista se planejar com antecedência e evitar surpresas com cobranças inesperadas.
De acordo com o Google, as informações da ferramenta são atualizadas em tempo real, tendo como base os dados disponibilizados pelas autoridades locais de trânsito. Mas é importante prestar atenção ao usar a funcionalidade, pois alguns fatores podem fazer com que os preços cobrados sejam diferentes dos exibidos no momento da pesquisa.
Agora, você pode usar o Google Maps para calcular os gastos com pedágio.Fonte: Google/Divulgação
Para o cálculo do pedágio no Google Maps, o aplicativo leva em conta o horário da solicitação, o dia da semana, a localização e o método de pagamento, incluindo ou não o sistema de cobrança eletrônica. Em alguns lugares, as tarifas podem mudar dependendo da data de viagem e da forma de pagamento.
Rotas gratuitas
O motorista que não estiver disposto a gastar com as tarifas cobradas nas estradas também pode usar o Maps para pesquisar as rotas sem pedágio. Neste caso, basta modificar as configurações do app, tocando no ícone dos três pontinhos, no canto direito superior da tela.
Ao abrir o menu, escolha a opção “Evitar pedágios”, para que sejam exibidos apenas os percursos totalmente sem cobrança ao pesquisar trajetos na plataforma. O recurso já está disponível no app para Android e iOS.
Fontes
Categorias