A fabricante de caminhonetes elétricas e SUVs Rivian Automotive anunciou na sexta-feira (7) um recall que envolve cerca de 13 mil veículos, o que representa praticamente 90% de toda a sua produção até agora. De acordo com a empresa de Irvine, nos EUA, a convocação se destina a apertar um prendedor solto que poderia afetar a capacidade de condução.
Principal concorrente da Tesla, a Rivian explicou que decidiu pelo recall após sete ocorrências sobre o problema terem sido reportadas, embora nenhuma delas envolva ferimentos. Em nota, a empresa explicou que “um prendedor que fixa o braço de controle superior dianteiro com a manga do eixo de direção pode não ter sido suficientemente fixado”.
O próprio CEO da empresa, RJ Scaringe, enviou uma carta aos proprietários de veículos, alertando: “Se você sentir ruído excessivo, vibração ou aspereza da suspensão dianteira, ou uma mudança no desempenho ou sensação da direção, ligue imediatamente”.
Como será feito o recall da Rivian?
Fonte: Rivian Automotive/Reprodução.Fonte: Rivian Automotive
Como envolve apenas o aperto de uma porca, que “pode afrouxar completamente” segundo Scaringe, a expectativa da montadora é que a correção levaria apenas alguns minutos. Isso significa que, se todos os clientes levarem seus carros às assistências técnicas, os reparos estariam concluídos em cerca de um mês.
A Rivian produz atualmente a picape elétrica R1T, o SUV R1S, além dos furgões elétricos de entregas para a Amazon, que é hoje a maior investidora da empresa.
De acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA), este é o terceiro recall da empresa, que já realizou convocações de clientes em maio e agosto deste ano, por problemas envolvendo âncoras do cinco de segurança e airbags, respectivamente.
Categorias