A Wisk, empresa fundada após uma parceria entre a Boeing e a startup de aviação Kitty Hawk, apresentou nesta segunda-feira (3) o seu novo modelo de táxi aéreo elétrico de decolagem e pouso na vertical (eVTOL). Esse é o primeiro do mundo com quatro assentos que é ao mesmo tempo totalmente autônomo e que opera via eletricidade.
Sexta geração de protótipos da Wisk, o novo veículo tem velocidade de cruzeiro de 222,25 km/h, é capaz de voar a uma altitude de até 4 mil pés e tem uma autonomia de cerca de 140 km — ou seja, destinada para viagens de distâncias menores que a aviação comercial tradicional.
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A aeronave tem um design proprietário, com 12 rotores trabalhados para terem eficiência de energia e redução de ruído, além de amplo espaço interno e recursos de acessibilidade. A cor amarela, ao menos por enquanto, pode ser apenas uma das opções até que as viagens sejam oferecidas pela própria Wisk ou alguma empresa parceira.
Quando o táxi aéreo vai decolar?
A Geração 6 da Wisk é a primeira aeronave que teve a candidatura registrada na FAA, o órgão regulador da aviação nos Estados Unidos, para ter a autorização de voo como táxi aéreo autônomo e elétrico que carrega passageiros.
O interior da cabine da Geração 6.Fonte: Wisk Aero
Por enquanto, a marca acredita que consegue iniciar os trabalhos de transporte autônomo em até cinco anos. A companhia ainda traalha para que o serviço seja relativamente acessível — US$ 3 a cada 1,6 km percorrido por passageiro.
Recentemente, a startup passou por uma turbulência: a Kitty Hawk, um dos braços da joint-venture e fundada pelo ex-CEO da Google, Sergey Brin, declarou o fechamento das atividades. Como é uma marca separada e que conta ainda com a Boeing como apoiadora, entretanto, a Wisk seguirá funcionando normalmente.
Fontes