A Apple parece ter dado mais um passo na direção do plano a longo prazo de lançar um sistema de piloto automático para automóveis ou um carro autônomo completo.
A empresa fechou a contratação de Gregory Baratoff, ex vice-presidente da Hyundai MOBIS, uma divisão da montadora sul-coreana especializada em automação de veículos. O cientista da computação passou cinco anos no emprego anterior e, desde agosto de 2022, passou a integrar o time da Maçã.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Batatoff ainda na época da Hyundai.Fonte: Hyundai
Segundo o jornalista Mark Gurman, da newsletter Power On, Baratoff "provavelmente" vai integrar o time de sensores de veículos autônimos da Apple, sendo este um dos componentes mais importantes de um projeto no setor — em seu perfil no LinkedIn, ele agora é listado como "Gerente de Arquitetura de Sensores". Entretanto, maiores informações sobre o cargo do executivo não foram divulgadas.
A novela do Apple Car
Rumores e especulações a respeito do lançamento de um carro elétrico e autônomo pela Apple já datam de alguns anos, sendo que o status atual do projeto permanece um mistério. Há divergências até mesmo sobre qual será o produto propriamente dito: um veículo completo ou um sistema para ser utilizado em automóveis já finalizados de marcas parceiras.
A própria Hyundai quase fechou contrato para ser a montadora responsável pela fabricação, mas as negociações foram encerradas ainda em fevereiro do ano passado.
Enquanto alguns indícios apontavam para uma produção a partir de 2024, notícias mais recentes sugerem que a equipe que trabalhava no veículo foi recentemente desmanchada, o que pode significar que a ideia ainda passa por mudanças no planejamento.
Fontes
Categorias