O serviço de caronas Carpool, do Waze, será encerrado em todos os países no qual está disponível, entre os quais o Brasil. A descontinuidade da ferramenta foi anunciada nesta quinta-feira (25) pelo serviço de navegação atualmente pertencente ao Google.
Segundo a companhia, o Carpool vai deixar de funcionar a partir de setembro, ficando indisponível para os usuários do app nos Estados Unidos e em Israel, além do território brasileiro. O serviço permite a oferta de caronas pagas para pessoas que estejam indo para o mesmo destino do motorista.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A empresa informou ainda que o encerramento do Carpool tem a ver com as mudanças nos padrões da mobilidade urbana provocadas pela pandemia de covid-19. Com a maior adesão ao trabalho remoto e às medidas de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, os deslocamentos diários diminuíram consideravelmente.
O Waze Carpool foi lançado no Brasil em 2018.Fonte: Google Play Store/Reprodução
Com o fim do serviço de caronas do Waze, a plataforma afirmou que planeja desenvolver novas alternativas para ajudar os seus mais de 150 milhões de usuários, globalmente, a superar os obstáculos para uma melhor mobilidade urbana. A companhia também se disse “orgulhosa” com o que alcançou ao lançar a ferramenta, em 2016.
Alternativa aos apps de transporte
Lançado primeiro em São Francisco, nos Estados Unidos, o app de caronas do Waze logo se expandiu para todo o território norte-americano e chegou também a outros países, como o Brasil, em 2018. A plataforma surgiu como uma alternativa mais barata aos serviços oferecidos por empresas como Uber e 99.
Aberta a qualquer pessoa disposta a oferecer carona, a ferramenta concorrente do BlaBlaCar e do Bynd Caronas permite se deslocar com usuários do Waze que estejam dirigindo para a mesma região que você. A taxa cobrada é referente apenas à divisão do combustível gasto durante o trajeto, tornando o serviço mais acessível.
Fontes