São Paulo é a maior cidade brasileira e uma das maiores do mundo. É possível ver o reflexo dessa afirmação em seu trânsito, que muitos consideram caótico.
Não à toa, como outras grandes capitais no país, o poder público preciso interferir para ajudar a mobilidade urbana. Mas, você já se perguntou como funciona o rodízio de carros em SP?
Quem não vive na capital paulista costuma achar que o sistema é confuso, mas ele até que é bem simples quando você entende a lógica.
Para ajudar a desmistificar o trânsito paulistano, confira todas as informações e saiba como se locomover com um automóvel na cidade que não dorme. Confira!
Como funciona o rodízio em SP?
(Fonte: Pexels)Fonte: Pexels
Todo motorista que vá dirigir pela capital paulista em dias úteis precisa ficar atento ao número com o qual a placa de seu automóvel termina, de modo a não ser multado. Isso porque, desde 1997, a maior cidade brasileira possui um Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo.
O rodízio em SP funciona de segunda a sexta-feira, impactando cada veículo uma vez, fazendo com que ele seja proibido de circular no Centro Expandido durante seis horas, nos horários considerados de pico para o tráfego.
As regras seguem o seguinte esquema:
- Veículos com placas finais 1 e 2: impedidos de circular às segundas;
- Veículos com placas finais 3 e 4: impedidos de circular às terças;
- Veículos com placas finais 5 e 6: impedidos de circular às quartas;
- Veículos com placas finais 7 e 8: impedidos de circular às quintas;
- Veículos com placas finais 9 e 0: impedidos de circular às sextas.
Veículos com placas de outras cidades também estão sujeitos à lei que regulamento o rodízio na capital paulista.
Essa é uma situação que torna importante que todos motoristas estejam atentos aos finais proibidos e aos horários. Uma alternativa comum é chegar ou sair após os horários definidos pelo governo.
Quais os horários do rodízio em SP?
(Fonte: Pexels)Fonte: Pexels
O recorte estabelecido pela Lei 12.490/1997 estipula como horários: 7h às 10h, pela manhã, e 17h às 20h, à tarde/noite.
Os principais bairros da cidade impactados pelo sistema são: Liberdade, Bela Vista, Moema, Mooca, Belém, Brás, Pinheiros, Perdizes e Tatuapé. Fora do Centro Expandido, é possível trafegar normalmente.
O rodízio em SP foi criado para intervir, aprimorar e facilitar a mobilidade, em um período que os apps de transporte não existiam e o transporte público era muito menos aprimorado do que é hoje. Na época de sua instituição, São Paulo possuía 4,7 milhões de carros; hoje, segundo dados do IBGE de 2021, são quase 9 milhões.
Como ser isentado do rodízio
(Fonte: Pexels)Fonte: Pexels
Nem todos sabem que é possível ser isento do rodízio em casos específicos. Para isso, o motorista deve acessar o site da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo e fazer a solicitação. Estão liberados, mediante cadastro, veículos que se enquadrem em algum dos casos abaixo:
- conduzidos por pessoa com deficiência ou por quem as transporte;
- conduzidos por quem transporte pessoa com deficiência mental, intelectual e visual;
- conduzidos por pessoa portadora de doença crônica, que comprometa a sua mobilidade ou por quem a transporte;
- conduzidos por pessoa que realiza tratamento médico continuado debilitante de doença grave ou por quem a transporte;
- conduzidos por pessoa com deficiência auditiva ou por quem as transporte.
Alguns veículos são considerados naturalmente isentos de participação no rodízio em SP. Transporte coletivo, motocicletas e táxis, além de veículos de serviços como ambulâncias, polícia e corpo de bombeiros, são livres.
A lista completa de excepcionalidades pode ser conferida no site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Pergunta recorrente, os automóveis de serviços de transporte, diferente dos táxis, não tem liberação para trafegar durante os períodos de restrição. Em contrapartida, automóveis elétricos e híbridos também são livres. A liberação faz parte de uma política de incentivo à aquisição de carros menos poluentes.
O que acontece se for multado no rodízio?
(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte: Wikimedia Commons
A fiscalização do rodízio em SP é bastante rígida. O desrespeito à lei é considerado uma infração média, cuja penalidade é uma multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira.
Não existe tolerância de horário. Vale lembrar que carros alugados ou de programas de assinatura também entram no esquema
A partir do momento em que o veículo entra na região delimitada pela legislação dentro do horário e dia estabelecido, ele pode ser multado por algum agente de trânsito ou pelos radares da cidade.
Ah, e uma placa pode ser multada mais de uma vez durante o dia em que o trânsito é proibido. A penalidade pode ser feita duas vezes, uma pela manhã e outra pela tarde.
Restou alguma dúvida? Não esqueça que os sites da CET e da Prefeitura de São Paulo fornecem mais informações. Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e conhecidos que frequentem a capital paulista. Informação importante nunca é demais.
Fontes
Categorias