Nesta quinta-feira (11), a Xiaomi anunciou avanços no seu sistema de piloto autônomo para veículos. Concorrente direto da Tesla, o Xiaomi Pilot Technology foi anunciado em março de 2021 e hoje conta com uma equipe de 500 profissionais de pesquisa e desenvolvimento (P&D) trabalhando no projeto — a expectativa é ultrapassar os 600 membros até o fim do ano. Atualmente, segundo a Xiaomi, são 140 carros testando a tecnologia na China.
No anúncio, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, citou que a empresa planeja investir cerca de R$ 2,5 bilhões em P&D para concluir a primeira fase da tecnologia de piloto autônomo. A empresa também exibiu um vídeo que demonstra “os avançados algoritmos e a capacidade [da tecnologia] de lidar e compreender uma lista de cenários”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Desenvolvido “em casa”
De acordo com o CEO, o projeto “já teve progresso além das expectativas”. Ao explicar o funcionamento da tecnologia, a empresa categoriza o uso de um sistema desenvolvido full-stack “dentro de casa”, “cobrindo todas as principais áreas, como o desenvolvimento de hardware e software, percepção e posicionamento”. A companhia relata que essa abordagem para “algoritmos de direção autônoma pode ser rapidamente integrada às necessidades de uso”.
Our Xiaomi Pilot Test vehicle has achieved a safe and smooth driving experience under various conditions. Check out the video below for some of my favorite demos! #LeiJunAnnualSpeech pic.twitter.com/5ngOtkwoWp
— leijun (@leijun) August 11, 2022
No vídeo de demonstração, é mostrado um veículo — com um motorista humano acompanhando — tomando decisões por si só, como em curvas, semáforos, rotatórias, deixando pedestres passarem e outros. Ele utiliza diferentes sensores de proximidade e câmeras para se localizar e enxergar o mundo. A empresa também anunciou um sistema de estacionamento automático para diferentes cenários.
Esse sistema pode se comunicar com serviços de estacionamento no futuro, tendo como base leis e regulações nacionais e inteligência artificial (IA). Já a frota de 140 veículos, sendo testada a nível nacional na China, deve fortalecer o plano da Xiaomi de liderar a indústria de veículos elétricos em 2024.
Categorias