A gigante chinesa Baidu conseguiu as autorizações oficiais necessárias para começar a operar um serviço de táxi completamente autônomo nas cidades de Wuhan e Chongqing, na China. Através de sua divisão Apollo Go, a Baidu vai poder oferecer esses carros comercialmente, para clientes finais, sem a obrigação de um motorista presente no veículo.
Essa vai ser a primeira vez que um serviço assim é oferecido na China. A própria Baidu já tinha autorização de testar seus carros autônomos em Pequim, mas não era sem motorista, nem uma oferta comercial para o público. A maneira que será oferecido agora é nos moldes do que as empresas de veículos robôs imaginam para o futuro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Baidu has secured the first permits in China to put fully #driverless robotaxi services on open roads. The new permits will allow #ApolloGo to collect fares for autonomous rides, completely without human drivers, in Chongqing and Wuhan.
— Baidu Inc. (@Baidu_Inc) August 8, 2022
More at: https://t.co/xRiflQxaGN pic.twitter.com/Re9AdEIr3r
"Essa é uma tremenda mudança qualitativa. Nós acreditamos que essas permissões são um marco chave no caminho para o ponto de inflexão em que a indústria finalmente poderá distribuir serviços de direção completamente autônomos em escala", declarou Wei Dong, vice-presidente e chefe de operações de segurança no grupo de direção inteligente da Baidu.
Mas ainda há restrições em como o serviço recém-autorizado vai operar. A Baidu vai poder oferecer seus carros das 9h da manhã às 17h em Wuhan, numa área de apenas 13 km². Em Chongqing, os carros estarão disponíveis das 9h30 às 16h30, numa área maior, de 30 km². Cada cidade terá apenas cinco táxis autônomos.
Fontes