O motorista de um Tesla matou um motociclista enquanto usava o "Piloto Automático" do carro. De acordo com o Departamento de Segurança Pública de Utah, o veículo de quatro rodas teria colidido com a traseira da moto da vítima, jogando o motociclista no chão e matando-o instantaneamente.
O motorista do Tesla permaneceu no local depois do acidente, segundo as autoridades locais, e informou que não viu o motociclista. Olhando de forma mais ampla, a Tesla está no topo da lista do governo dos EUA quando falamos de acidentes com veículos usando recursos ativos de assistência ao motorista. Na teoria, essas tecnologias deveriam tornar a direção mais segura.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Crédito de imagem: Bloomberg /Getty Images /Exame.Fonte: Bloomberg /Getty Images
E esse é apenas o acidente mais recente envolvendo a tecnologia de Piloto Automático da Tesla. Os investigadores federais da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) já tem um número considerável de ocorrências envolvendo carros da empresa de Elon Musk. Na lista de Investigações Especiais de Acidentes (SCI) registrada até 26 de julho, haviam 48 acidentes - e 39 deles envolviam veículos da Tesla. Dezenove pessoas, incluindo motoristas, passageiros e pedestres, faleceram nessas ocasiões.
Além do programa SCI, a NHTSA também está investigando 16 acidentes nos quais os proprietários de Tesla estavam usando o Piloto Automático e colidiram com veículos de emergência, resultando em 15 feridos e uma morte. De 20 de julho de 2021 a 21 de maio de 2022, houve 273 acidentes envolvendo veículos Tesla usando o Piloto Automático, segundo a agência governamental.
Fontes
Categorias