A BMW passou a oferecer, desde a semana passada, assinaturas mensais de assentos aquecidos em diversos países do mundo. Além da opção mensal de cerca de US$ 18 (R$ 96,50), há também um plano anual de US$ 180 (R$ 965) ou um acesso “ilimitado” a US$ 415 (R$ 2224). Naturalmente, a opção é disponibilizada na compra, para quem se disponha a adquiri-la como opcional.
Divulgado em alguns pontos de venda na Coreia do Sul, não se sabe ainda quais países receberão o recurso, mas ele faz parte de um pacote de funcionalidades que tem sido disponibilizado pela fabricante alemã desde 2020. Embora esses combos de luxo não sejam comercializados nos EUA, estão também à venda em países como Reino Unido, Alemanha, Nova Zelândia e África do Sul.
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Fonte: BMW/Divulgação.Fonte: BMW
Como funcionam as assinaturas de itens de luxo da BMW?
Equipamentos de segurança e tecnologia mais sofisticados são claramente perceptíveis em veículos premium, porém, quando se trata de software, em vez de hardware, os detalhes são mais sutis. No caso dos assentos, as bobinas de aquecimento já vêm instaladas de fábrica, mas os programas para que elas sejam acionadas são bloqueados pela fabricante.
Muitos consumidores, principalmente os norte-americanos, questionam a cobrança desse tipo serviço, uma vez que, diferentemente das funcionalidades que implicam em despesas contínuas para a montadora – do tipo alertas automatizados de câmeras de trânsito – quem compra uma BMW não espera menos do que equipamentos de luxo.
Além de assentos aquecidos, a BMW está bloqueando, para poder vender assinaturas, os softwares dos seguintes itens: volantes aquecidos (vendidos a US$ 12/mês); gravação de imagens das câmeras dos carros (US$ 235 para uso “ilimitado”) e o pacote IconicSouds Sport, que reproduz o som do motor por pagamento único de US$ 117. Os alto-falantes, diz a BMW, não têm “custo extra”.
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